Programa “Família Acolhedora” realizará palestra para interessados

Segunda, 10 de Junho de 2019 - 14:13

Na próxima segunda-feira, dia 10, as instituições parceiras da Prefeitura – Instituto Forte e Casa Amor ao Próximo – realizarão palestra de orientação e informações sobre o programa “Família Acolhedora”, coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.  Elas acontecerão em dois horários: 15 e 19 horas, na rua Josefina, 215, Vila Progresso. Interessados podem se inscrever pelos telefones 4803-6121 e 4574-3727.

O objetivo é obter famílias interessadas em participar do “Família Acolhedora”, acolhendo crianças afastadas do núcleo familiar por medida judicial protetiva, de forma a ter a continuidade da convivência familiar em um ambiente sadio e de caráter provisório, já que o intuito do serviço é o retorno da criança à sua família de origem ou encaminhamento à família adotiva.

Voltado a crianças de zero a dois anos, o programa serve como alternativa ao acolhimento institucional, ofertando aos contemplados amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária, a fim de estimular o seu desenvolvimento. Ele já foi implantado em outros municípios como  São Paulo, Campinas, Piracicaba, Santos, entre outros. Em Guarulhos, duas famílias participam do programa. Outras cinco foram capacitadas e em breve estarão acolhendo crianças.

Como funciona

Para participar do “Família Acolhedora”, é fundamental ter disponibilidade afetiva e emocional, uma vez que as crianças nesta faixa de idade precisam de carinho e atenção. Os interessados não podem estar inscritos no Cadastro Nacional de Adoção, nem ter interesse em adoção, pois a proposta é reintegrar a criança à sua família de origem ao término do programa.

Entre os requisitos necessários estão ser maior de 21 anos, morar no município e ter disponibilidade. O interessado será avaliado e receberá capacitação sobre o serviço. Caso seja selecionada, a pessoa receberá acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento da Prefeitura. Cada família pode acolher apenas uma criança, a não ser quando se tratar de grupo de irmãos. Há um termo de adesão das famílias ao serviço, bem como guarda provisória expedida pela Vara da Infância e Adolescência.

Serviço:

Programa “Família Acolhedora” – palestra com orientações

Dia 10 de junho, 15 e 19 horas

Local: rua Josefina, 215, Vila Progresso.

Inscrições: telefones 4803-6121 e 4574-3727