Projeto Curso Padaria inicia nova turma no Taboão

Terça, 15 de Outubro de 2019 - 17:36

As aulas do Projeto Curso Padaria começaram nesta terça-feira, dia 15, para um novo grupo de 25 pessoas que moram próximo ao Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro, no Taboão. Essa é a segunda turma do curso promovido pela Prefeitura e viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), em parceria com a APAS – Associação Paulista de Supermercados e o Fundo Social de Solidariedade.

Com carga horária de 32 horas, o projeto tem objetivo de capacitar os moradores para trabalhar como auxiliares em padarias e confeitarias de supermercados, restaurantes e panificadoras. Os participantes ficarão aptos a auxiliar na fabricação de bolos, pães, tortas, massas folhadas, biscoitos e salgados.

A moradora do Jardim Santa Emília, Ordelina Teodoro Pereira, 57 anos, estudou até a antiga 8ª série (atual 9º ano do ensino fundamental) e vê no curso uma oportunidade de melhorar de vida. “Fiquei sabendo pela minha filha e me interessei. Penso em fazer pães em casa e, com capricho e carinho, dá pra vender pra fora”, justificou a dona de casa que é casada, mãe de nove filhos e avó de quatro netos.

Já Jeremias Damasceno Pinheiro Brandão, 54 anos, morador do Jardim Ponte Alta, solteiro e pai de um filho, trabalha como autônomo vendendo doces e quer aprender mais. “Aqui é mais uma opção e espero que acrescente mais conhecimento para meu currículo”, contou Jeremias, que exerceu também a função de garçom em hotel e restaurantes.

Ao todo são oito aulas (sete práticas e uma teórica) ministradas por uma formadora da APAS. Os temas tratados nas aulas são: higiene e manipulação de alimentos; comportamento no trabalho e apresentação pessoal; organização da seção e ambiente de trabalho; atendimento ao cliente no balcão; pesagem e embalagem e rotulagem de produtos; controle de validade; redução de perdas e desperdício na produção, entre outros.

Imagens: Márcio Lino/PMG