Projeto GUARD realiza formatura para alunos da EPG Tom Jobim

Segunda, 17 de Junho de 2019 - 18:15

Na última sexta-feira (14), cerca de 200 alunos das turmas dos 5ºs anos da EPG Tom Jobim, no Cidade Seródio, receberam certificados de conclusão do curso de prevenção ao uso de drogas, ministrado pelo Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (GUARD), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Guarulhos. Concebido em conjunto entre as Secretarias de Educação e Assuntos de Segurança Pública (SASP), o projeto visa fomentar e propagar lições de conscientização e aprendizado de cidadania, prevenção contra o uso de drogas e a prática da violência.

A formatura contou com as presenças de familiares, comunidade, educadores e autoridades. O prefeito Guti fez parte da mesa e das entregas dos certificados, juntamente com o secretário de Educação, Paulo Matheus, o coordenador pedagógico geral do GUARD, Washington Luiz de Santana, o subsecretário de Segurança Pública, Joel Bomfim da Silva, e a diretora da unidade escolar Maria de Fatima Ximenes.

Guti destacou a importância do Projeto GUARD. “Há 10 anos o Washington, coordenador do GUARD, me apresentou esse projeto, que é um sucesso e precisa estar em todas as escolas. Os nossos alunos precisam ter esse conhecimento desde cedo para não caírem nessa armadilha, que são as drogas. Tenho certeza que munidos de informação e conscientes dos prejuízos das drogas, nossos alunos terão muito mais firmeza para se afastar delas”, concluiu.

Para Paulo Matheus, o GUARD cumpre um papel fundamental de orientação nas escolas da Prefeitura de Guarulhos. “Esse é um trabalho tão importante que já ultrapassou os muros de Guarulhos, capacitando os guardas municipais de outros seis municípios do Estado de Minas Gerais para criação do Projeto nessas localidades. Estamos celebrando não só uma formatura, mas sim um trabalho que tem uma consequência de grande relevância na vida dos nossos alunos”, destacou.

Durante o encontro, os alunos da unidade escolar fizeram apresentações musicais e produziram textos sobre o aprendizado adquirido.

GUARD

A GCM desenvolve o projeto GUARD desde 2006. A equipe que oferece os cursos de prevenção ao uso de drogas conta com oficiais com especialização e tem por objetivo reduzir a violência escolar, familiar, e social, orientando os munícipes sobre a prevenção do uso indevido de drogas.

O Projeto já beneficiou mais de 200 mil pessoas com palestras e cursos socioeducativos e preventivos. Participam do curso os alunos da Rede Municipal, a partir dos 8 anos, mas o público-alvo são os alunos de 5º ano.