Projeto Práticas Educativas para Inclusão Social completa um ano

Terça, 06 de Agosto de 2019 - 17:41

O projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (PEIS), criado com o objetivo de empoderar a pessoa com deficiência visual, para garantir seus direitos e a convivência em sociedade com maior autonomia, além de prepará-la para o ambiente profissional, ampliando suas possibilidades de atuação, completou um ano neste mês de julho.

Coordenado pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o programa realizou neste primeiro ano diversas atividades voltadas à inserção social, independência dos alunos nas variadas atividades diárias, como aprender Braille e soroban, caminhar sozinho, utilizar ônibus.

Para comemorar a data, a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão promoveu durante a semana uma contação de história sensorial com o primeiro aluno do projeto Mateus Sandre e uma roda de dança circular com a terapeuta ocupacional Denise Antunes.
Na oportunidade, a SAI homenageou os profissionais da proguaru que fizeram uma adequação de acessibilidade no quarteirão do entorno da Subsecretaria. A a obra ainda está em andamento e será feito o projeto e implantação de sinalização viária e o plantio de árvores nas calçadas. A previsão de entrega é no final de setembro. A adequação é a primeira etapa do projeto chamado rotas acessíveis apresentado ao governo.

Para o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias, o PEIS vem contemplar uma reivindicação das pessoas com deficiência visual da cidade, que procuram novas práticas para sua inserção na sociedade de uma forma mais igualitária.

O projeto atende pessoas com deficiência visual a partir  de 14 anos. Os alunos serão introduzidos em aulas de práticas educativas e irão aprender cálculos matemáticos com o instrumento Soroban, a leitura e escrita do sistema Braille, além de receberem treinamento de orientação e mobilidade para a vida autônoma.

O atendimento é presencial e individualizado. Os encontros são semanais e acontecem na sede da SAI, localizada à Rua Alberto Hinoto Bento, 49, no Macedo. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 2414-3685.