Projetos financiados pelo FunCultura têm início neste mês

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 18:01

O curso livre de História e Apreciação da Música Erudita Ocidental, ministrado pelo professor Sérgio Leal, aos sábados, das 10h às 12h, no Conservatório Municipal de Guarulhos, é um dos projetos culturais que tiveram início neste mês, através de financiamento com recursos do FUNCULTURA. As aulas vão até o próximo mês de setembro e abordam o período que vai desde as origens da música na antiguidade até os dias atuais.

A medida da Secretaria de Cultura impacta diretamente na ampliação de atividades artísticas e culturais oferecidas pela Prefeitura de Guarulhos aos munícipes. De acordo com o secretário de Cultura, Vitor Souza, é necessário sensibilizar a iniciativa privada a fim de ampliar os recursos disponíveis para o Fundo, o que torna possível a execução de novos projetos: “O FunCultura é uma ferramenta de resistência, que promove o pensamento crítico da classe artística guarulhense, e permite que tanto o poder público quanto a sociedade civil fomentem a execução de projetos nas mais variadas áreas, desde oficinas de música à narração de histórias, passando pela publicação de livros e exposições, entre outros projetos”, observa o secretário.

Outros projetos

Os projetos financiados pelo FunCultura englobam as mais diferentes áreas e linguagens artísticas com grande variedade de atividades. Dentre os projetos que receberam aporte está “Mãos de Ururaí – Artesanato de Bonsucesso”, projeto com foco nas artes visuais, memória e patrimônio histórico, que objetiva a capacitação de artesãos e a produção associada para exposição e venda permanente, além da capacitação de jovens para a produção audiovisual.

Na área da música, “Caixa Alta – Oficina de Sistema de Som”, oferece encontros teóricos e práticos para a construção de sistema de som, espécie de radiola ambulante que promove festas de rua com discotecagem de discos de vinil. Durante oito meses de oficina com encontros quinzenais, no final do curso, além da formação, os jovens terão construído um sistema de som, que será prêmio da equipe formada ao longo das oficinas. O projeto se encerra com uma apresentação dessa equipe.

“De Coração para coração” é o nome do curso de Formação de Narradores de Histórias e Cultura Popular, que pretende  proporcionar um aprofundamento da arte e técnica de narrar histórias através de teoria e práticas.

O FunCultura também financia o projeto Música Regional Popular Brasileira Moderna, que resulta na gravação de DVD duplo acústico “Nossas Modas Regionais”, com os artistas Dávilla & Beto – Guarurbanos. O projeto prevê a produção, gravação e edição de mil unidades do trabalho, incluindo uma apresentação musical como show de lançamento.

Nesse mesmo processo também foram aprovados os projetos: “Revelando Guarulhos: Memórias do Jardim Vermelhão”, que prevê a criação de acervo para museu comunitário disponibilizado para atividades de pesquisa; a confecção e impressão do livro “Os anos de chumbo em Guarulhos – Uma história não contada”, sobre os acontecimentos da ditadura militar brasileira na cidade; e o Projeto “Música na Rua / Guarulhos”, com apresentações musicais nas praças e oficinas de produção artística.

FUNCULTURA

O FunCultura é um órgão que tem a finalidade de prestar apoio financeiro a projetos de natureza artístico-cultural e ao desenvolvimento de programas culturais, conforme Decreto Municipal Nº 20535/98.

Os projetos financiados com recursos do fundo, em conformidade com a lei municipal nº 5947, de 2003, contam com apoio cultural da Prefeitura de Guarulhos e da Secretaria de Cultura. A geração de recursos para é feita por meio da arrecadação de 10% da venda de ingressos de espetáculos pagos que acontecem em espaços públicos da cidade e que também podem receber aporte financeiro por meio de parcerias com a iniciativa privada.

“Fazemos Cultura com as pessoas e para as pessoas, por isso, todo investimento na área gera benefícios imediatos, tanto no desenvolvimento econômico da cidade, quanto na melhoria da qualidade de vida de todos que nela vivem”, observa Vitor Souza, ao convidar as empresas locais para conhecer de perto alguns desses projetos.

Para saber mais sobre os projetos aprovados, acesse: http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/