Quatro UBSs terão atendimento e atividades de promoção de saúde neste sábado

Quarta, 12 de Junho de 2019 - 17:43

Além de prestar assistência à população, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm investido fortemente em ações de promoção da saúde como forma de prevenir doenças e de melhorar a qualidade de vida da população. Essa é a proposta do Programa Saúde Agora, que abrirá neste sábado, das 8h às 16h, quatro Unidades Básicas de Saúde: UBS Cecap, UBS Belvedere, UBS Presidente Dutra e UBS Jandaia.

Todas elas vão realizar consultas médicas, exames de prevenção ao câncer do colo de útero (papanicolau), aplicação de vacinas e testes rápidos para a detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como vão regularizar os compromissos do programa Bolsa Família, do cadastro E-SUS e outras questões administrativas. Já as ações de promoção de saúde serão diferentes em cada uma das unidades.

A UBS Cecap fará mutirão na horta comunitária da unidade, com plantio e orientações à população de como cultivar em casa, transformando garrafas pets em canteiros. A programação de sábado na unidade ainda contará com palestra sobre descarte de resíduos e reciclagem, varal solidário com peças de roupas que poderão ser retiradas gratuitamente pelos usuários, e exposição de trabalhos confeccionados com materiais recicláveis pelos idosos na oficina de artesanato local.

Na UBS Belvedere, as ações de promoção estarão voltadas à saúde mental, com palestras sobre o tema, aulas de relaxamento, alongamento e oficina de mandala, que trabalha os aspectos físico, emocional e energético das pessoas. A unidade ainda aplicará a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI).

A UBS Presidente Dutra vai promover uma roda de conversa sobre saúde da mulher, com ênfase na importância do exame de prevenção ao câncer do colo de útero. Para tanto, disponibilizará às pacientes que não puderem realizar o exame neste sábado (15) um novo agendamento para o próximo dia 29. A unidade também ministrará palestra sobre meio ambiente e alimentação saudável, com distribuição de mudas à população.

Já na UBS Jandaia haverá palestra sobre uso racional e descarte de medicamentos com a farmacêutica da unidade. Além disso, durante o sábado, serão exibidos vídeos sobre saúde ambiental dentro da programação do Junho Marrom, mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente e cujo tema norteia as ações de promoção na rede pelo Programa Movimenta Saúde.