Restaurante Popular Taboão sedia aula inaugural do Projeto Curso Padaria

Quarta, 11 de Setembro de 2019 - 13:01

Uma turma de 25 pessoas,moradoras do entorno do Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro, no Taboão, participou nesta terça-feira (10) da aula inaugural do Projeto Curso Padaria. Esta é a primeira turma do curso, cuja carga horária é de 32 horas. A ação é da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), em parceria com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o Fundo Social de Solidariedade, e visa a capacitar os moradores para trabalhar como auxiliar em padarias e confeitarias de supermercados, restaurantes e panificadoras.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elen Farias, destacou o foco da iniciativa. “O objetivo é qualificar as pessoas para que se recoloquem no mercado de trabalho ou para que empreendam, tenham um negócio próprio. Queremos aumentar essa parceria com a Apas e, desta forma, dar mais oportunidade aos que estão fora do mercado de trabalho”, afirmou Elen.

A diretora de Segurança Alimentar e Inclusão da SDAS, Edjane Ângelo Lourenço da Silva, saudou as participantes do curso. “Aproveitem este oportunidade. A parceria com a Apas veio para agregar e capacitar mais gente”, ressaltou a gestora. 

Já a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Cristiane Raya Sanches, disse que será feito um cadastro dos alunos para disponibilizar aos 84 supermercados associados de Guarulhos e da região norte da capital. “No supermercado, a padaria é o segundo setor mais difícil de encontrar profissionais qualificados ao trabalho. Vai ser formado um banco de dados dos alunos, o qual será acessível aos mercados da região,” disse Cristiane.

O curso é ministrado por uma capacitadora da APAS e é desenvolvido em oito aulas, sendo sete práticas e uma teórica. A ideia é que os alunos auxiliem na elaboração de produtos de padaria e confeitaria, na fabricação de bolos, pães, tortas, massas folhadas, biscoitos e salgados. Entre os assuntos abordados estão: higiene e manipulação de alimentos; comportamento no trabalho e apresentação pessoal; organização da seção e ambiente de trabalho; atendimento ao cliente no balcão; pesagem, embalagem e rotulagem de produtos; controle de validade; redução de perdas e desperdício na produção, entre outros.

Fotos: Divulgação/PMG