Saúde lança cartilha e faz circuitos e trilhas no Aniversário da cidade

Quinta, 05 de Dezembro de 2019 - 12:45

Dentro da programação do aniversário de Guarulhos e do Dezembro Colorido, do Programa Movimenta Saúde, neste domingo (8) a Secretaria de Saúde fará o lançamento da Cartilha “Vamos falar de Equidade na Saúde!”, bem como promoverá a atividade “Circuitos e Trilhas: prevenindo doenças e promovendo saúde”. Aberto ao público em geral, o evento será realizado das 9 às 15 horas, no Parque Paulo César Cardoso Carvalho Júnior (Parque Cana Verde), localizado na confluência da rua Cana Verde com a avenida João Jamil, próximo ao Conjunto Habitacional Haroldo Veloso.

No local, a população poderá participar da aula de Lian Gong em 18 Terapias, das 9h30 às 10h30, com a médica Telma de Moura Reis e Sérgio Amaral Pinto, do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde - Cempics Fracalanza; da oficina de danças circulares, das 10h30 às 11h30, com Denise Antunes, gerente do Tear (serviço da rede psicossocial); bem como fazer Fit Dance, Zumba, circuito funcional e massagem, entre várias outras atrações que acontecerão simultaneamente no parque.

Lançamento:

Às 9h15 será realizado o lançamento da cartilha, material que pretende abrir o debate sobre equidade na Saúde e reforçar a importância da qualidade do acolhimento como fator determinante para o fortalecimento de vínculos, melhor efetividade das ações e maior participação dos usuários no projeto terapêutico e na clínica ampliada.

O objetivo é provocar a percepção coletiva sobre gênero e identidade de gênero, aspectos geracionais, etnicorraciais, culturais, de origem e condições sociais na dinâmica do processo saúde-doença, preparando os profissionais de Saúde para acolher as necessidades e vulnerabilidades, e valorizar as diversidades e potencialidades. Construída por dez autores convidados, a cartilha é uma idealização do Grupo de Trabalho Intersetorial e Permanente de Saúde da População Negra, Povos Indígenas, Migrantes, Povos Ciganos e População LGBTI+.

Circuitos e Trilhas:

Simultaneamente, nas diversas tendas que serão instaladas no parque, os trabalhadores da Saúde, juntamente com os alunos do curso de Medicina da Uninove Guarulhos, vão oferecer orientações sobre doenças transmitidas pelos animais aos seres humanos e como preveni-las; sobre o calendário nacional de vacinação; e sobre o uso de plantas medicinais e seus benefícios. Profissionais do programa Farmacêuticos Mais Perto de Você também farão esclarecimento de dúvidas quanto ao uso racional de medicamentos, complicações da automedicação, armazenamento e descarte correto.

O evento ainda contará com plantão de dúvidas da Vigilância Sanitária e oferta de testes rápidos para a detecção da sífilis e do HIV.  Além disso, o Samu Guarulhos vai promover oficinas de primeiros-socorros para casos de parada cardiorrespiratória e manobras de ressuscitação, traumas (entorses, fraturas e acidentes) e como proceder em situações de engasgamento. Para as crianças haverá várias atrações, como jogos de perguntas e respostas sobre dengue, pintura de rosto, atividades recreativas, oficina de sucata, entre outras.

  Acesse a cartilha nesta imagem cartilha