Saúde tem extensa programação para a pessoa idosa nesta quarta-feira

Segunda, 09 de Setembro de 2019 - 17:25

A partir das 8h desta quarta-feira (11) acontece em Guarulhos uma grande mobilização para incentivar o envelhecimento ativo, com ação de saúde e cidadania no Lago de Vila Galvão, além de caminhadas e atividades variadas em três regiões da cidade para a população idosa. A programação, que integra o Setembro Verde do Programa Movimenta Saúde, mês dedicado à saúde do idoso, é gratuita e aberta a todos os interessados.

Na quadra esportiva atrás do Teatro Nelson Rodrigues, localizado no Lago de Vila Galvão (praça Cícero Miranda, s/nº), será realizado o 1° Movimento de Saúde e Cidadania da Região Cantareira. No local, das 8h às 13h, serão instaladas várias tendas, como a da saúde,na qual haverá orientações sobre hábitos saudáveis de vida e prevenção de doenças, oferta de testes rápidos para a detecção do HIV, exposição de artesanatos dos grupos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da aldeia indígena Filhos dessa Terra, além de exibição dos produtos das oficinas inclusivas do Tear (serviço de saúde mental) e da Apae Guarulhos.

A ação social promovida no Lago dos Patos contará com a presença da Miss e do Mister Melhor Idade de Guarulhos, bem como terá participação de instituições parceiras, com atendimento do E-Poupatempo, da Secretaria Políticas de Emprego e Renda do Estado, serviços e orientações do Centro de Referência da Assistência Social e orientações jurídicas com a OAB Guarulhos.

No local ainda haverá corte de cabelo e limpeza de pele com o Instituto Embelleze, exercícios para estimular a memória, vivências de acessibilidade e inclusão, atividades físicas, oficina de dança circular e apresentação de dança cigana pelo Centro de Convivência do Idoso.

Caminhadas e mais ações

As atividades de promoção ao envelhecimento ativo também vão mobilizar outras regiões do município. No Parque J.B. Maciel, localizado no Paço Municipal (Jardim Bom Clima), a programação vai começar às 8h30 e se estenderá até as 11h com oficina de artesanato, orientações sobre o uso de plantas medicinais, atividades para estimular a memória, treinamento funcional, caminhada às 9h40 e show musical com Carolina Frade às 10h30.

Na avenida Coqueiral,  em frente ao anexo da UBS Seródio (região São João/ Bonsucesso), acontece, das 8h às 12h, exposição de artesanatos e de plantas cultivadas nas hortas das UBS da região, piquenique solidário, apresentação de dança sênior e atividades de estímulo à memória, além de caminhada às 9h30. Já a programação da região Pimentas/Cumbica estará concentrada no Cemeg Pimentas (avenida Atalaia do Norte, 576, Jardim Cumbica). No local, das 8h às 12h, serão promovidas atividades físicas, aulas de dança e ações para incentivar o envelhecimento ativo, além de uma caminhada que sairá deste ponto com destino à UBS Jardim Cumbica II .

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG