Seminário de Arte e Cultura debate o cenário musical independente da cidade

Terça, 26 de Maio de 2020 - 12:06

O cenário musical independente da cidade de Guarulhos é o tema do próximo encontro do II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos, que acontece na próxima quinta-feira (28), às 20h. Iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e do Arquivo Histórico Municipal, os encontros semanais com artistas e pesquisadores guarulhenses são transmitidos online pela fanpage do Arquivo Histórico, no Facebook.

Nesta ocasião, o mediador André Okuma convida Rute Barbosa, presidente da Associação Cultural Rock Guarulhos para falar da cena independente e das bandas de rock da cidade e dos eventos que são realizados pela entidade de forma colaborativa, dentre os quais o CarnaRock.

Rute Barbosa é formada em planejamento estratégico e marketing. Coordenou o CME Adamastor, foi fundadora do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) e gerente do projeto Pipa e do Centro de Incentivo a Leitura Luís de Camões. Hoje, coordena o Espaço Cultural Rute, espaço multiúso onde acontecem oficinas de arte e o programa Amálgama. Também atua como coordenadora Municipal da UBM União Brasileira de Mulheres Núcleo Guarulhos, entidade nacional feminista que congrega mulheres que lutam por emancipação, justiça social e igualdade de direitos.

Para assistir ao seminário pela internet acesse https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/.

Encontros semanais

Com encontros semanais que tiveram início no começo do mês de abril, o II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos já contou com a participação de diversos convidados, como a artista multimeios Marina Pinto, do Coletivo Fotógrafas Guarulhenses, Edson Kiyoshi Murata, do Cineclube Incinerante, Guilhermina Helfstein, autora do livro Guarulhos: Trajetória Cultural, obra publicada em 2016 e elaborada em parceria com o poeta, escritor e jornalista Castelo Hanssen, Rodrigo Pignatari, do Grupo Glacê, idealizador do projeto Geografias de Cena, o historiador Mário Cabral, o produtor do projeto Arrastão Cultural, João Perreka, e a apresentadora do Slam do Prego, Monique Martins.

Nesses encontros, permeados pela participação e interação dos internautas que acompanham as lives pelas redes sociais, o objetivo é registrar e difundir as diversas narrativas e histórias que formam a cultura guarulhense a partir do ponto de vista de artistas e pesquisadores. Muito mais do que falar de seu trabalho e sua relação com a arte e a cultura de Guarulhos, os convidados proporcionam novos olhares sobre a diversidade da produção cultural local e refletem sobre possíveis caminhos para a cultura na cidade pós-Covid-19.

II Seminário História(s) da Arte e da Cultura em Guarulhos

Tema: Cenário musical independente de Guarulhos, com Rute Barbosa

Data: quinta-feira, 28 de maio

Acesso pela internet em https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/