Sexta-feira é o Dia D no mês de combate às hepatites virais

Terça, 16 de Julho de 2019 - 19:13

Doenças silenciosas, que muitas vezes não apresentam sintomas, as hepatites virais estão norteando todas as ações de promoção à saúde na rede pública de Guarulhos neste mês dedicado à sua prevenção. Por meio do Programa Movimenta Saúde, o município promove nesta sexta-feira (19) o Dia D do Julho Amarelo, com a intensificação da programação alusiva ao tema em todos os serviços municipais.

Por isso, nesta data, nos serviços de saúde de Guarulhos a população será estimulada a fazer o teste rápido para a detecção da doença, bem como a se vacinar contra a hepatite B. Além disso, encontrarão nas unidades diversas atividades, como palestras, rodas de conversa, apresentação de vídeos, entre outras ações voltadas também para a prevenção da hepatite A. Haverá ainda ações direcionadas aos profissionais das áreas de saúde e estética, que receberão orientações sobre os cuidados com os materiais perfuro-cortantes e sua esterilização.

A campanha Julho Amarelo, realizada pelo Movimenta Saúde, foi instituída em âmbito nacional neste ano pela Lei nº 13.802/19, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2010 para conscientizar a população sobre a importância de prevenção, diagnóstico e tratamento de uma doença que, por não apresentar sintomas, pode se tornar crônica e causar danos graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Programação do Dia D

A programação na rede municipal de saúde é totalmente gratuita e aberta à população. Dentre as ações previstas, destacam-se as técnicas de plantio e manuseio correto dos alimentos, saneamento básico e higienização adequada dos gêneros alimentícios, que serão tratadas pelo grupo da horta na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carmela, às 8h.

A UBS Ponte Alta fará passeata de conscientização pelas ruas do bairro, das 9h às 11h, com distribuição de fôlderes informativos. À tarde, das 13h às 15h, haverá uma concentração no supermercado X para orientações e oferta de teste rápido, com entrega de preservativos à população. Uma caminhada também está prevista para sair às 7h da UBS Aracília, alertando a comunidade sobre a importância da prevenção das hepatites.

Durante o dia todo, a UBS Presidente Dutra ofertará testes rápidos aos colaboradores de uma empresa do bairro e organizará rodas de conversa sobre o assunto. A UBS Tranquilidade também terá uma ação extramuros no Complexo Hospitalar Padre Bento, das 13h30 às 15h30, período em que realizará no local testes rápidos para a detecção do HIV e das hepatites B e C, além de fazer panfletagem sobre o tema durante o dia todo na unidade.

A partir das 9h30, a UBS Santos Dumont visitará pontos estratégicos como estabelecimentos de reciclagem, ferros-velhos e alguns salões de cabeleireiro para educação em saúde, além de montar uma tenda educativa na unidade para divulgação da prevenção das hepatites e das doenças sexualmente transmissíveis. A UBS Vila Fátima entregará folhetos e dará orientações sobre os testes rápidos durante as visitas domiciliares.

Panfletagem

O Dia D do Julho Amarelo também contará com panfletagem nos semáforos e comércios do bairro Gopoúva para orientações sobre prevenção, tratamento e diagnóstico das hepatites virais. A ação será realizada das 11h às 13h pelos profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A UBS Cabuçu organizará das 8h às 11h uma exposição criativa contra as hepatites virais, assim como a Academia de Saúde Cabuçu, onde também haverá roda de conversa com o médico de família na parte da manhã, além da oficina Cozinha Compartilhada, com enfoque na higienização dos alimentos e das mãos durante o preparo, no período da tarde.

Na UBS Acácio, acontece às 14h o bingo educativo sobre hepatites virais, sendo que durante o dia todo haverá tenda decorada na frente da unidade para orientações sobre a vacina, convite para o teste rápido e distribuição de folhetos. Ainda, quem passar pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Osório César (Gopoúva) nos períodos da manhã e da tarde poderá assistir a apresentações de teatro e vivências com hepatite. A programação do Dia D varia de acordo com as unidades. Para participar, basta conferir as atividades em um serviço da rede municipal de saúde.

Fotos: Divulgação/PMG