Simulado de abandono no Jardim Álamo marca o Dia D para redução de desastres naturais

Quarta, 09 de Outubro de 2019 - 14:18

A manhã desta quarta-feira (9) foi agitada na EPG Teresinha Mian Alves, no Jardim Álamo. Quem esteve no local pôde ver um simulado de abandono envolvendo alunos e funcionários da escola. A ação da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros, marcou o início do Dia D para a redução de desastres naturais.

Criada em 1989 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data pretende chamar a atenção para a necessidade de prevenir e reduzir danos humanos e materiais causados por desastres naturais. O coordenador-adjunto da Defesa Civil, major Israel Soares, destacou a importância do Dia D para a sociedade. "A ocasião traz a consciência da necessidade de se preparar para um eventual acontecimento negativo. Assim, todos se organizam e se preparam para o enfrentamento", disse Soares.

Cerca de 500 pessoas, incluindo pais e professores, se envolveram na simulação de um incêndio no local. No entanto, apesar do desastre específico, o major garante que a ação orienta os alunos em outros tipos de sinistros. "Nós preparamos a escola para qualquer evento negativo, pois a fuga é a mesma. Em casos de desabamento, inundação, queda de aeronave ou outras emergências, as crianças estão norteadas quanto à retirada do local de perigo rumo a um ambiente seguro", concluiu.

A programação do Dia D incluiu ainda campanhas educativas a respeito do tema com a distribuição de panfletos informativos sobre desastres naturais e orientações para o público em geral, além dos estandes demonstrativos das atividades da Defesa Civil na rua Rondinha, na Cidade Satélite de Cumbica, e no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro.

Texto: Lucas Canosa

Fotos: Sidnei Barros/PMG