TRE lacra urnas para a eleição do Conselho Tutelar no domingo

Quinta, 03 de Outubro de 2019 - 18:18

As urnas eletrônicas da 394ª Zona Eleitoral de Guarulhos que serão utilizadas na eleição para Conselho Tutelar no domingo (6) passaram por demonstração pública de funcionalidade, carga (colocação do software com dados dos eleitores e dos candidatos) e depois foram lacradas. A demonstração foi feita nesta quinta-feira (3) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, pela promotora de Justiça da Infância e Juventude, Natalie Anchite, pelo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos – Núcleo Criança e Adolescente da OAB/Guarulhos, Fabiano Moreno, pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Everaldo Barboza, além de membros do CMDCA e candidatos a conselheiro tutelar. Ao longo da semana, todas as 195 urnas eletrônicas dos sete cartórios eleitorais de Guarulhos que serão utilizadas na eleição passaram pelo mesmo procedimento.

Viterale ressaltou que é a primeira vez que o município utiliza urnas eletrônicas do TRE. “Destaco a importância das urnas, cujo uso na eleição para conselheiro tutelar é uma inovação no município de Guarulhos. Além da lisura, o município teve uma economia de mais de um milhão de reais na comparação com a última eleição do Conselho Tutelar”, afirmou o secretário.

Por sua vez, Barboza observou a transparência do processo e a viabilidade do uso das urnas do TRE. “Esta é uma fase importante em que todos os sete cartórios do município estão fazendo esses procedimentos. A demonstração pública tem a finalidade de mostrar a transparência do processo e a viabilidade da urna eletrônica da Justiça Eleitoral”, afirmou o presidente do CMDCA, que destacou ainda a participação de várias secretarias municipais gerenciadas pela de Governo e pela de Desenvolvimento e Assistência Social na logística eleitoral.

Já a promotora de Justiça Natalie Anchite lembrou o papel do Ministério Público na eleição. “A demonstração pública e demais procedimentos são importantes porque mostram a lisura do processo de escolha do Conselho Tutelar com a participação do TRE, o qual garante a total transparência do pleito. Por esta razão o Ministério Público, na condição de fiscal das eleições, empreendeu esforços para que fosse viabilizada essa parceria com o Tribunal Regional Eleitoral”, disse Natalie.

Na oportunidade também foi realizado o treinamento dos coordenadores e servidores que trabalharão na eleição.

Votação

A eleição para oConselho Tutelar 2019 será neste domingo(6),das 8h às 17h, e o munícipe eleitor que estiver com a situação regularizada poderá votar em até cinco candidatos de qualquer região do município.

O conselheiro tutelar tem a função de promover, defender e zelar para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam respeitados e atendidos. Guarulhos possui seis conselhos tutelares nas seguintes regiões: Bonsucesso, Centro, Cumbica, Pimentas, São João e Taboão.Para cada um são eleitos cinco titulares e seus respectivos suplentes.

Para votar nos conselheiros tutelares é necessário apresentar o título de eleitor e um documento com foto. Os 56 locais de votação podem ser consultados na página do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2019-09/ESCOLAS%20para%20publica%C3%A7%C3%A3o%20%202.pdf Ao todo, 264 candidatos concorrem a 30 vagas de titulares, bem como as de suplentes.

A lista geral de candidatos para cada uma das regiões estádisponível para consulta no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2019-08/Conselheiros_2019_Geral.pdf. A previsão é que os titulares eleitos tomem posse no dia 10 de janeiro de 2020.

Eleição para Conselho Tutelar 2019

Dia 6 – domingo – das 8h às 17h

Locais de votação: https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2019-09/ESCOLAS%20para%20publica%C3%A7%C3%A3o%20%202.pdf

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG