UBSs abrem sábado para vacinar contra o sarampo

Quinta, 18 de Julho de 2019 - 18:25

Neste sábado (20), Dia D de Vacinação contra o sarampo em seis cidades do estado de São Paulo – a Capital, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul –, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município vão funcionar das 8h às 17h para intensificar a imunização contra a doença. Além disso, três delas vão prestar atendimentos habituais pelo Programa Saúde Agora: as UBSs Recreio São Jorge, Presidente Dutra e Jardim Cumbica II.

As unidades que vão atender pelo Saúde Agora, além da vacinação contra o sarampo, também ofertarão consultas médicas, exames de papanicolau (de prevenção do câncer de colo de útero), testes rápido para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C, além de dispensação de medicamentos na farmácia. Elas ainda realizarão atividades educativas, regularizações do cadastro E-SUS e dos compromissos do programa Bolsa Família.

Vacinação contra o sarampo

Com 19 casos de sarampo confirmados neste ano, Guarulhos imunizou desde o início da campanha, em 11 de julho, 8.800 pessoas de 15 a 29 anos. De acordo com o IBGE (Censo 2010, estimativa 2012), a cidade tem 335.540 habitantes com essa faixa etária.

Além dessas 8.800 doses, a Secretaria de Saúde de Guarulhos administrou mais 25.143 doses contra o sarampo desde o início de maio até agora, sendo 8.684 nas ações de bloqueio realizadas nas regiões com casos confirmados da doença e outras 16.459 doses na vacinação de rotina das demais faixas etárias nas unidades de saúde.

Sintomas, tratamento e prevenção

Não há tratamento específico para o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus. Sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa através de tosse e secreções.  Os sintomas mais comuns são: irritação nos olhos, corrimento no nariz, manchas brancas na parte interna da bochecha e mal-estar, tosse persistente e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também febre e convulsões, infecção nos ouvidos, conjuntivite, pneumonia, perda de apetite e diarreia. Em casos graves, provoca lesões cerebrais e infecções no encéfalo.

A prevenção mais eficaz da doença é por meio a vacina que é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde. O esquema vacinal prevê a primeira dose da SCR, que previne contra sarampo, rubéola e caxumba, quando a criança tem um ano de idade. A segunda, chamada de reforço, é dada aos 15 meses, com a tetraviral, que além das três doenças anteriores protege contra a varicela.

Crianças maiores de sete anos e indivíduos com até 29 anos de idade devem ter duas doses da SCR. Adultos acima de 30 anos e os nascidos a partir de 1960 devem ter pelo menos uma dose da SCR.

Fotos: Divulgação/PMG