Utilidade pública: CEU Continental recebe mutirão de testes para Covid-19 nesta quinta e sexta-feira

Terça, 13 de Outubro de 2020 - 20:00

Guarulhos promove até o final do mês a segunda edição do mutirão de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19. Nesta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, a testagem será realizada das 9 às 15 h, no CEU Continental, localizado na avenida Maria Gebin de Morais nº 867, no Parque Continental II. Podem participar as pessoas assintomáticas (sem sintomas) e com idade superior a dois anos de idade, mediante a apresentação de documento identidade e cartão SUS. O exame é feito por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 40 minutos.


Na semana passada, nos dois dias de testagem realizada no Bosque Maia, foram efetuados 3.987 exames, dos quais 689 apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus (17,28%). Para a promoção desta segunda rodada do mutirão, Guarulhos recebeu 20 mil testes do Ministério da Saúde. Provenientes do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz, eles identificam as imunoglobulinas IgG (que aponta se a pessoa já teve contato com o novo coronavírus) e também a IgM, que mostra a presença do vírus ativo no organismo no momento da coleta.


Das 3.987 pessoas testadas no Bosque Maia, 69 foram diagnosticadas com IgM reagente (vírus ativo no organismo, o que não significa, necessariamente, que o infectado irá desenvolver a doença, porque a maioria dos casos não apresenta sintomas), 468 tiveram IgG positivo (contato mais antigo com o vírus) e em outras 152 o exame apontou a presença das duas imunoglobulinas (IgG e IgM), o que significa dizer que a infecção está em período de transição, ou seja, deixando de ser ativa.


Nas próximas semanas, mais duas regiões da cidade serão contempladas com os mutirões. Nos dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira), a testagem será realizada no CEU Bonsucesso, situado na avenida Paschoal Thomeo s/nº (Bonsucesso); e entre 29 e 30 de outubro (quinta e sexta-feira), acontece no CEU Paraíso/Alvorada, que fica na rua Dom Silvério, s/nº (Vila Paraíso). O horário é sempre o mesmo, ou seja, das 9 às 15 h.


Fotos: Fabio Nunes Teixeira