Zoológico de Guarulhos recebe filhote de onça-parda

Terça, 28 de Julho de 2020 - 15:16

Após pouco mais de um mês do nascimento da lobinha Glória, filhote do casal de lobos-guará Kiara e Pequi, o fofurômetro do Zoológico de Guarulhos está novamente nas alturas. Desta vez, o motivo da alegria é a chegada ao parque nesta segunda-feira (27) de Logan, um lindo filhote de onça-parda, espécie também conhecida como puma, suçuarana e leão-baio.

O filhote foi enviado a Guarulhos pela equipe do Zoológico de Guaíra, interior de São Paulo, onde foi acolhido e tratado após ser resgatado pela GCM local vagando sozinho e muito machucado, inclusive com fraturas, numa usina da região. Mesmo tendo se recuperado plenamente, o animal não poderá ser reintroduzido na natureza devido ao inevitável e intenso convívio com humanos durante seu tratamento.

Ainda com pintinhas escuras na pelagem, Logan tem aproximadamente quatro meses de idade e pesa oito quilos. Com o passar do tempo a cor do pelo ficará uniforme. De acordo com Fernanda Magalhães, diretora do Zoológico de Guarulhos, em breve a oncinha ganhará um novo e amplo recinto ambientado de forma mais próxima possível ao hábitat natural da espécie.

Por enquanto, quem quiser conhecer melhor as fofuras Logan, Glória e os demais animais do zoo pode acompanhar as páginas do parque no Instagram (@zooguarulhos) e no também no Facebook (Zoológico de Guarulhos).

A espécie

A onça-parda (Puma concolor) é o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no Ocidente, encontrado desde o Canadá até o extremo sul do Chile. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas, podendo chegar a 1,55 m de comprimento, sem a cauda, e pesar até 72 kg. Possui as mais longas patas traseiras dentre os felinos e vivem, em média, de 7,5 a 9 anos. É um animal solitário e mais ativo à noite.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG