Banco de Leite Humano

 

Gerente: Verusca Oliveira de Freitas

Endereço: Travessa Orsi, 47 - Jardim das Hortências – Guarulhos/SP
Telefones: (11) 2408 4991 e 2408 6243

CNES: 7086903
e-mail: bancodeleitehumano@guarulhos.sp.gov.br /blhguarulhos@gmail.com 

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

 

Missão: Modificar favoravelmente os indicadores de saúde do Município, diminuindo a taxa de mortalidade infantil e os índices de desnutrição, aumentando a prevalência da amamentação.

Visão: Ser um centro de referência regional, com formação de multiplicadores.

Valores: Qualidade, Ética, Humanização e Transparência.

O Banco de Leite Humano Municipal de Guarulhos, é uma Unidade de Saúde especializada em amamentação, sem fins lucrativos e ligada à Secretaria de Saúde, que tem 75% de suas atividades voltadas para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, sendo o restante de aproximadamente 25% dedicado ao trabalho de pasteurização, controle de qualidade e distribuição do leite materno para as unidades neonatais que possuem o posto de coleta de leite humano.

 
Trabalhamos com os seguintes seguimentos:

Ambulatório de Amamentação:

  • Atendimento às mães que apresentam alguma dificuldade com aleitamento materno, consulta médica e ou com a equipe do Banco de Leite para corrigir postura, posicionamento, pega e orientações em geral;
  • Atendimento às mães que amamentam seus bebês e que apresentam um volume excedente e que gostariam de fazer a doação de leite;
  • Palestras e cursos nas unidades básicas de saúde, escolas, creches, empresas, hospitais e onde exista interesse em apoiar e divulgar o aleitamento materno exclusivo como forma mais segura de alimentar os bebês até o sexto mês de vida;
  • Processamento e controle de qualidade do leite humano: Pasteurização do leite doado, controle de qualidade e distribuição às Unidades Neonatais.

Sobre a doação de leite:

Para a doação do leite materno, as mães devem seguir alguns critérios estabelecidos pela rede nacional  de Bancos de Leite. São eles:

  • Estar amamentando seu bebê;
  • Ter realizado exames no pré-natal;
  • Comparecer ao BLH para uma avaliação da médica responsável, a fim de averiguar se o bebê está recebendo leite em quantidade adequada e se a mãe está em boas condições de saúde;
  • Ter em casa um congelador e ou um freezer para armazenar o leite e permitir a visita domiciliar dos profissionais do BLH para orientações.

Preenchendo esses critérios, a doadora receberá um kit contendo frascos, avental e touca. Receberá os frascos estéreis fornecidos pelo BLH e todas as orientações de como proceder para retirar e armazenar o leite que será doado.

Semanalmente, a equipe do BLH retirará esse volume armazenado e deixará novos frascos. Durante essa visita, a mãe poderá sanar qualquer dúvida sobre amamentação ou doação de leite.

Para dar início a esse processo, basta ligar para o BLH e os funcionários orientarão como proceder.

 

banco de leite banco de leite banco de leite