Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

De acordo com a Portaria de Consolidação n° 1-GM/MS, de 28 de setembro de 2017, artigo 359, o CNES se constitui como documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente de sua natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Estabelecimento de Saúde é o espaço físico delimitado e permanente onde são realizadas ações e serviços de saúde humana sob responsabilidade técnica.

O cadastro e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são de responsabilidade de cada estabelecimento de saúde, através de seus responsáveis técnicos ou administrativos (Portaria de Consolidação n° 1-GM/MS artigo 364º).

São finalidades do CNES

I - cadastrar e atualizar as informações sobre estabelecimentos de saúde e suas dimensões, como recursos físicos, trabalhadores e serviços;

II - disponibilizar informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação;

III - ofertar para a sociedade informações sobre a disponibilidade de serviços nos territórios, formas de acesso e funcionamento;

IV - fornecer informações que apoiem a tomada de decisão, o planejamento, a programação e o conhecimento pelos gestores, pesquisadores, trabalhadores e sociedade em geral acerca da organização, existência e disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde e territórios.

Orientações gerais para cadastramento de estabelecimentos

O cadastramento é feito através do preenchimento manual de fichas específicas (padronizadas), as quais podem ser utilizadas tanto para estabelecimentos de menor complexidade, como para os de grande porte.

O número CNES de um estabelecimento será obtido somente após a inserção de seus dados em sistema informatizado pela Secretaria da Saúde de Guarulhos/DPRS/DTAC e, após constatado que não existem pendências, será enviado on-line ao Ministério da Saúde para validação.

O deferimento do processo será informado ao estabelecimento através de comunicado via e-mail para providenciar a retirada do protocolo com número do CNES e fichas de cadastro devidamente assinadas pelo Gestor Municipal.

O número do CNES emitido para estabelecimentos em que o processo de Alvará Sanitário esteja em andamento, poderá ser cancelado pelo Gestor Municipal, caso o processo do alvará seja indeferido e/ou apresente notificações que impeçam o funcionamento do estabelecimento de saúde.

Os estabelecimentos privados, após o preenchimento das fichas, devem anexar documentação necessária e protocolar pedido de inclusão no CNES, na Seção Técnica da Gestão do Cadastro de Estabelecimentos de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Iris, 320 – Prédio Anexo a entrada principal, bloco 02 – Sala 08 - Gopoúva (travessa da Av. Emílio Ribas, próximo ao Hospital Padre Bento). O atendimento presencial é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 16 horas, exceto feriados.

Os estabelecimentos públicos devem realizar contato telefônico ou por e-mail com a Seção Técnica da Gestão do Cadastro de Estabelecimentos de Saúde para as devidas orientações.

Módulos de Cadastramento

CNES Simplificado: Visa facilitar o cadastramento para consultórios e/ou clinicas de menor complexidade.

CNES Completo: Destina-se ao cadastramento de serviços de grande porte/complexidade. Entre em contato com a Seção Técnica da Gestão do Cadastro de Estabelecimentos de Saúde para mais informações e obter as fichas CNES.

Atenção: Somente entregar fichas específicas que se enquadram ao tipo de seu estabelecimento (simplificado ou completo)

Documentos necessários para cadastramento de estabelecimentos privados

• Cópia simples do cartão CNPJ ou CPF
  • Cópia simples do Alvará Sanitário ou protocolo emitido pelo Fácil ou cópia simples do CLI (Certificado de Licenciamento Integrado – VRE)