Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

 

De acordo com a Portaria de Consolidação n° 1-GM/MS, de 28 de setembro de 2017, artigo 359, o CNES se constitui como documento público e sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país, independentemente de sua natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS).

Estabelecimento de Saúde é o espaço físico delimitado e permanente onde são realizadas ações e serviços de saúde humana sob responsabilidade técnica. 

O cadastro e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são de responsabilidade de cada estabelecimento de saúde, através de seus responsáveis técnicos ou administrativos (Portaria de Consolidação n° 1-GM/MS artigo 364º).

Os estabelecimentos de Saúde que permanecerem por mais de seis meses sem atualização cadastral serão desativados automaticamente no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Portaria n° 118/2014-SAS/MS)

 

São finalidades do CNES:

I - cadastrar e atualizar as informações sobre estabelecimentos de saúde e suas dimensões, como recursos físicos, trabalhadores e serviços;

II - disponibilizar informações dos estabelecimentos de saúde para outros sistemas de informação;

III - ofertar para a sociedade informações sobre a disponibilidade de serviços nos territórios, formas de acesso e funcionamento;

IV - fornecer informações que apoiem a tomada de decisão, o planejamento, a programação e o conhecimento pelos gestores, pesquisadores, trabalhadores e sociedade em geral acerca da organização, existência e disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada dos estabelecimentos de saúde e territórios.

 

Legislação norteadora


Importante Saber:

O cadastro é realizado através do Sistema Oficial disponibilizado pelo Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DATASUS / MS).

_______________________________________________________________________________________________________

Importante

CADASTRO ESTABELECIMENTOS PRIVADOS

_______________________________________________________________________________________________________

 

Solicitação de desligamento de profissional:

A solicitação de Desligamento pelo Profissional é específica e exclusiva para os profissionais de saúde cadastrados no CNES.

 

Para realizar a solicitação de desligamento foi disponibilizada a página (http://cnes2.datasus.gov.br/Lista_Prof_Desvinculacao.asp) que tem como objetivo possibilitar que o próprio profissional de saúde encaminhe uma “Solicitação de Desligamento”, por meio eletrônico, de um determinado CBO e Tipo de Vínculo, para um ou mais estabelecimentos.

 

A solicitação é apenas para que o profissional manifeste sua vontade em atualizar seu cadastro, e, para que o gestor local providencie as devidas atualizações no cadastro do profissional, se for o caso.

 

No ato da confirmação da solicitação feita pelo profissional de saúde, o gestor receberá automaticamente uma mensagem no e-mail cadastrado no site CNES, em Gestores/Relação de Gestores Cadastrados, com a informação de Solicitação de Desligamento pelo Profissional, para seu conhecimento e devido encaminhamento.

 

Os encaminhamentos das solicitações realizadas poderão ser acompanhados, na página (http://cnes2.datasus.gov.br/Lista_Status_Desvinculacao.asp).

 

Após realizar a “Solicitação de Desligamento”, o profissional deverá autenticar as informações solicitadas, clicando no link informado no final do e-mail enviado.

 

Antes de fazer o pedido de desligamento, verifique junto ao seu provedor de e-mails a utilização de ANTISPAM. Caso isto ocorra, deverá ser realizada a liberação dos e-mails recebidos do Governo (.gov.br).

 

 

Importante

Consulta de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde: 

Fonte: Base nacional / DATASUS / MS 

 


CONTATOS:

CNES

Seção Técnica da Gestão do Cadastro de Estabelecimentos de Saúde

Endereço: Secretaria da Saúde - Rua Íris, 320 – Prédio Anexo a entrada principal, bloco 02 – Sala 08 - Gopoúva

Estabelecimentos PRIVADOS

cnesprivados@guarulhos.sp.gov.br

Telefone:(11) 2472-5000 ramal 5183

Estabelecimentos PÚBLICOS ou conveniados SUS:

cnes@guarulhos.sp.gov.br

Telefone: (11) 2472-5053