Caderno Econômico de Guarulhos

Atualmente em sua 5ª edição, o Caderno Econômico de Guarulhos é uma publicação que se consolida como a principal fonte de informação e disseminação dos dados econômicos da cidade, situando-se como uma referência para a tomada de decisão do empresariado guarulhense. 

 

Elaborado pela equipe do Departamento de Relações Econômicas da SDCETI, esse trabalho baseia-se nos dados mais relevantes divulgados pelo Ministério da Economia em relação ao mercado de trabalho e a balança comercial da cidade. 

 

O panorama econômico é complementado com informações sobre o Valor Adicionado Fiscal, publicado pela Secretaria de Fazenda do Estado, que compõe a base de cálculo do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que determina a “fatia” destinada a cada município no “bolo” da arrecadação do ICMS, principal fonte de receita da cidade. 

 

Os dados macroeconômicos: PIB, taxa de juros, inflação, entre outros, também são utilizados de forma a enriquecer a análise e permitir a construção de cenários que possam nortear as decisões dos agentes econômicos. 

 

Sua publicação semestral supre uma lacuna de informações econômicas, cumprindo assim o seu papel de bem informar  os empresariado guarulhense através de uma compilação de dados de alta credibilidade. 

 

Acesse a publicação, em PDF clicando nas imagens abaixo.