Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS

Oferta atendimento especializado a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade com direitos violados, geralmente inseridos no núcleo familiar. A convivência familiar está mantida, embora só vínculos possam estar fragilizados ou até mesmo ameaçados.

 

Os principais casos atendidos no CREAS são: violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido a aplicação de medida de proteção; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de liberdade assistida e de prestação de serviços á comunidade por adolescentes.

 

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)

 

Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem as situações de risco pessoal e social.

 

Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços á Comunidade (PSC)

 

O Serviço tem por finalidade prover a atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direitos e para a resinificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do serviço faz-se necessário á observância da responsabilização face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas para o cumprimento da medida.

 

Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias

 

Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento a autonomia.

 

CREAS I
Endereço: Rua Angelini, 69 - Ponte Grande / Guarulhos-SP
Telefone:. 2492-2027
 

 

CREAS II
Endereço: Estrada Capão Bonito, 53
Jardim Maria de Lourdes / Guarulhos-SP
Telefone: 2484-0809
 

 

CREAS III
Endereço: Rua Nicolau Falci, 132
Jardim Adriana – Cocaia / Guarulhos-SP
Telefone:. 2440-8313