Conservatório Municipal de Guarulhos

 

conservato

Quem somos? 

O Conservatório Municipal de Guarulhos é uma escola de música com quase 60 anos de história. A escola é mantida pela Prefeitura de Guarulhos e todas as suas atividades são inteiramente gratuitas.

 

O que quer dizer Conservatório? 

O nome Conservatório, que vem do latim, designa um estabelecimento totalmente dedicado ao ensino da música: o primeiro conservatório foi fundado em 1537 em Nápoles, pelo padre espanhol José Tapia;  ele tinha o nome de Santa Maria de Loreto e o objetivo de fornecer instrução às crianças órfãs, incluindo também a prática da música.

O primeiro Conservatório exclusivo para o ensino da música foi fundado em Milão, no ano de 1808. A Escola Real de Canto e Declamação de Paris foi fundada em 1784, mudando o seu nome para Instituto Nacional de Música em 1793 e, finalmente, para Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris em 1795.

No Brasil, o Imperial Conservatório de Música, no Rio de Janeiro, foi instituído por um decreto imperial em 1841 e existe até hoje, embora  tenha passado a se chamar Escola Nacional de Música. Entre os seus diretores se destacam Leopoldo Miguez, Alberto Nepomuceno, Henrique Oswald, Abdón Milanez, Fertin de Vasconcelos, Luciano Gallet, Guilherme Fontainha, Sá Pereira e Joanidia Sodré.

O Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, fundado em 15 de outubro de 1904, foi a primeira instituição do gênero no estado, tendo sido extinto em 2009. O primeiro conservatório do interior do estado de São Paulo, o Conservatório de Tatuí, foi inaugurado em 1954. Sete anos depois nascia, em Guarulhos, a nossa instituição.

 

Como funciona? 

Os cursos oferecidos pelo Conservatório Municipal de Guarulhos têm como objetivo permitir aos seus alunos começar a exercer a atividade musical de modo profissional. Para isso, são oferecidos 3 módulos de ensino, cada um com duração de 2 anos: o módulo Iniciante, o Módulo Intermediário e o Módulo Avançado. As inscrições para nossos cursos são feitas no mês de outubro, havendo um processo seletivo entre dezembro e janeiro. A lista completa de cursos oferecidos pode ser encontrada neste site, bem como a lista de professores da instituição.

 

Existem outros cursos disponíveis? 

Dentro do espaço em que está sediado o Conservatório, o CEMEAR, Centro Municipal de Educação e Artes, são oferecidos também diversos cursos livres de música para os mais diversos instrumentos, voltados a diferentes níveis de conhecimento técnico, atendendo desde os iniciantes aos que já têm conhecimento. Os professores destes cursos são os mesmos da grade do Conservatório, garantindo a qualidade da atividade oferecida.

 

Para mais informações e cursos, clique aqui.