Defesa Civil

Defesa Civil atua no conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Missão: Promover, coordenar e supervisionar as ações diante de resultados desastrosos ou prejudiciais ao Município e seus habitantes. Oferecer assistência humanitária e atendimento às necessidades da população, decorrentes de situações de emergência ou de estados de calamidade pública.

Finalidade: Garantir a segurança da população em circunstancias de desastres naturais, humanos, tecnológicos e/ou mistos.

Objetivo: Redução dos desastres, atuando nas fases de prevenção, ações de reposta aos desastres e reconstrução considerando os seguintes aspectos.

PREVENTIVA:  Desenvolvida em períodos de normalidade, é a fase de extrema importância, por ser o momento de elaboração e execução de exercícios simulados, campanhas educativas, destinados ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do sistema de autodefesa, conforme os riscos de cada região do Município.

PREPARAÇÃO:   Busca desenvolver capacidades necessárias para o gerenciamento eficiente de todos os tipos de emergência, atividades de planejamento de contingências; desenvolvimento de rotinas para  comunicação de riscos; capacitações e treinamentos; e exercícios simulados de campo.

MITIGAÇÃO:  Busca constante de ações que buscam diminuir ou evitar os riscos e desastres. Como nem sempre é possível evitar um desastre, podemos evitar a perda de vidas e do patrimônio, diminuir os prejuízos econômicos e sociais com diversas ações, dentre elas:

RESPOSTAS:  Atendimento "in loco" nos efeitos das ocorrências, que são desenvolvidos com emprego coordenado de agentes treinados e dos vários órgãos que compões o sistema de Defesa Civil (SIMPDEC). Quando todo esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais ma área atingida e assistência quando são condições de abrigo e alimentação.

RECUPERAÇÃO: Quando investimentos são feitos objetivando o retorno, no mais curto espaço de tempo possível, das condições de vida comunitárias existentes antes do evento, coordena a execução de obras para recuperar as áreas atingidas pelos  desastres  e/ou outros eventos adversos que possam afetar a comunidade.