Memórias do Esporte

Memórias do Esporte de Guarulhos é um espaço para compartilhar a história esportiva da cidade de Guarulhos a fim de democratizar e ampliar a participação da população na construção dessa memória.

Acreditamos que ouvir o outro é essencial, no protagonismo histórico, todas as pessoas têm um papel como agente de transformação da História. Democratizar a participação dos indivíduos na construção da memória esportiva é atuar em grupos distintos para a produção de conhecimento.

Sendo assim, se você pode contribuir na construção do nosso museu virtual, entre em contato através do telefone 2087-6886.

Corpo e Movimento

O Corpo & Movimento é um encontro de todos os núcleos de Ginástica e Dança dos Programas de Atividade Física Orientada (AFO) e Iniciação Esportiva e em 2012 terá a sua 28 edição.

Criado em 1982, com os professores Luiz Carlos Martensen, Rubens da Silva, Vera Bezerra, Inélia Garcia e Telma Tavares juntamente com os alunos da então Secretaria de Esportes, teve como palco de sua primeira edição o Centro Social Esportivo “João Carlos de Oliveira”, mais conhecido por todos com João do Pulo, e contou com as modalidades de Ginástica Geral, Dança e Ginástica Rítmica, com participação de 1.500 alunos realizando coreografias que envolviam movimentos rítmicos.

O evento foi um sucesso, e em 1985 contou também com a integração de dois núcleo coordenados pela Professora Rosana Silva, que também desenvolvia atividades com pessoas de todas as idades. Este evento recebeu o nome de Ginasticando.

A Secretaria de Esporte cresceu, criou novos núcleos e em 1987 o evento foi rebatizado de “CORPO & MOVIMENTO”, com a finalidade de apresentar à população as modalidades desenvolvidas pela Secretaria, e estimular a participação da comunidade na busca por qualidade de vida através do Esporte.

Ao longo de sua existência, já teve como palco os Ginásios Fioravante Iervolino, “João do Pulo, Ponte Grande e até mesmo o auditório “Guimarães Rosa” pertencente a Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG), e atualmente devido ao grande número de participantes e públicos é realizado no Ginásio Poliesportivo Bom Clima (Thomeuzão).

Com muita história para contar, tal como o fato da professora Nilvani, que ano passado comemorou 25 anos de participação no evento, onde, juntamente com seus alunos e alunas colaborarão  para sucesso do evento, assim como todos os envolvidos.

As coreografias repletas de dedicação, os figurinos caprichados, o repertório bem escolhido e os temas desenvolvido com competência, garantem que o  espetáculo será sucesso novamente.

As apresentações, antes realizadas em um único dia, foram divididas em dois dias a partir de 2005 devido ao grande número de coreografias. Esse ano com as modalidades de Ginástica, Dança de Salão, Dança do Ventre, Dança terapia, Ginástica Artística e rítmica e Acrobática, Esporte Adaptado a Terceira Idade.

Tanta dedicação contribuiu para que o evento integrasse as comemorações de Aniversário da Cidade de Guarulhos. 

Olimpíada Colegial Guarulhense

Para contarmos a história das Olimpíadas Colegial guarulhense, precisamos retroceder 40 anos na história do nosso país. A nasceu no período da ditadura militar. Que teve início em 31 de março de 1964, após o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart que tomou posse depois da renúncia do presidente Janio Quadros.

Em Guarulhos, assume como interventor o bacharel Jean Pierre de Morais Barros, nomeado pelo Governo Federal após a cassação do mandato do prefeito Alfredo Nader com base no AI13, (Ato Institucional) que endurecia ainda mais o regime.

O resgate histórico desse importante evento esportivo da Cidade, feito pela Secretaria de esportes reuniu fotos, jornais e informações pouco conhecida.

A edição da OCG foi uma solicitação do prefeito interventor Jean Pierre, e concretizada pelos senhores, Ronaldo Saraceni (chefe de gabinete) João da Costa Freitas, Milton Rezende, e Mauricio Vieira (organizadores). Com o sucesso da primeira edição outros nomes foram chamados para compor a Comissão Central Organizadora da II OCG.

As primeiras edições contaram com a participação de 15 (quinze) escolas do município, hoje a OCG conta com a adesão de em média 120 escolas e entre municipais, estaduais e particulares e aproximadamente 20.000 mil alunos, 15 modalidades.

Quarenta anos depois a Secretaria de Esporte reuniu os vários atores desta história no evento de abertura da 40ª edição, realizado no dia 11 de setembro de 2010, no ginásio Paschoal Thomeo marcado pela nostalgia e emoção. Estiveram presente na festa de abertura da OCG. o interventor Jean Pierre de Morais Barros, idealizador da OCG, Hermano Henning jornalista responsável pela cobertura das primeiras edições, os organizadores João de Freitas e Milton Rezende, Roberto Moreno responsável pela criação do símbolo, Adriana Lessa atriz e apresentadora que participou como atleta além de vários atletas da 1ª edição que conduziram a tocha.

A EE Conselheiro Crispiniano embora não tenha participado do evento, gentilmente emprestou a Salva de Prata usada na 1ª edição, que foi conduzida pelo professor José Benedito Fellipo Bernardes, professor da escola na primeira edição.

Um dos pontos culminantes do evento, o acendimento da pira olímpica foi feita pelo professor João da costa Freitas, que dividiu a emoção de acender a tocha com o bacharel Alberto Serra Pinto que na 1ª edição participou como atleta e há 30 anos participa do evento como Coordenador Geral da Comissão Central Organizadora.