Mulher no Mercado de Trabalho de Guarulhos

1º QUADRIMESTRE/2017

FONTE: CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) - MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE)

Apresentação:

Este Boletim Informativo, elaborado pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação – SDCETI e a Secretaria do Trabalho, tem como objetivo divulgar e analisar a dinâmica do Mercado de Trabalho Formal na cidade de Guarulhos, com ênfase à situação da mulher: evolução do emprego, crescimento da presença feminina no mercado de trabalho, indicadores de escolaridade, faixa etária e outras variáveis.

As informações utilizadas foram extraídas do CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego no comparativo 2016 para 2017.

EVOLUÇÃO DO EMPREGO FORMAL PARA CONTRATAÇÃO DE MULHERES:

Comparativo – 1º Quadrimestre 2016 e 2017

A movimentação no quadrimestre apresenta perda de postos de trabalho no mês de janeiro e manteve-se estável no mês de fevereiro; voltando a elevação das demissões em março de forma mais acentuada e, em abril, novamente uma diminuição das demissões.

O que demonstra que no primeiro quadrimestre de 2017 a retração no Mercado de Trabalho foi menor em comparação a 2016, mas manteve-se dentro de um movimento de perda de postos de trabalho.

Comparando o número de admitidos entre mulheres e homens, percebe-se que ainda há diferença no volume de contratações; tanto no primeiro quadrimestre/2017 como primeiro quadrimestre/2016, o número de mulheres admitidas continua inferior em torno de 64 % ao número de homens contratados, inclusive nos setores da economia como comércio e serviços que são mais flexíveis quanto às questões de idade e outros fatores de gênero.

Os dados relativos à contratação de mulheres no período confirmam a tendência dos anos anteriores em que a oferta de vagas de emprego preenchidas pelo público feminino está entre 18 aos 39 anos de idade com 10.356 admissões (79% do total) e com o Ensino Médio Completo 9.057 admissões (69% do total de contratações), ensejando a importância das ações de elevação de escolaridade do público feminino atendido pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres.