Logística

O município se caracteriza por estar localizado em uma região privilegiada e estratégica para o setor de logística. Situado na Grande São Paulo - a quarta maior região metropolitana do mundo - Guarulhos está inserido no principal pólo econômico do País, vizinho à Capital paulista, e recebendo as rodovias federais Presidente Dutra (SP-RJ) e Fernão Dias (SP-MG), a estadual Ayrton Senna (SP-Vale do Paraíba) e ainda com perspectiva de ser atendida brevemente pelos complexos Jacu-Pêssego e Rodoanel. 

 

      
 

O setor de logística foi potencializado com a chegada do aeroporto internacional em Cumbica, em 1985, e seu terminal de cargas aéreas - o maior do País. Outra vantagem adicional está na proximidade com os portos de Santos e São Sebastião, que favorece o fluxo da produção do parque industrial da região. A cidade conta ainda, com portos secos e entrepostos aduaneiros, proporcionando maior proteção das mercadorias e agilidade nos procedimentos alfandegários.

Com todo esse potencial, atualmente Guarulhos conta com mais de mil empresas no ramo de transporte e armazenagem. Recentemente, vários centros de distribuição das principais lojas do País se instalaram na região. E, ainda, o aeroporto internacional passou a contar com o moderníssimo terceiro terminal de passageiros, ampliando a capacidade de atendimento.