MUTIRÃO DE OPORTUNIDADES E SERVIÇOS

PALESTRAS:

  • OPORTUNIDADES NA GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS (50 vagas por horário)

Em dois horários diferentes (9h30 e 14h) será apresentado o conceito de cooperativismo e as etapas necessárias para constituição de uma cooperativa para serviços de coleta seletiva. Também serão apresentados modelos de empreendimentos com recicláveis.

 

  • NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS (50 vagas por horário)

A palestra abordará, às 11h15 e às 16h, o empreendedorismo dentro dos princípios de lixo zero, trazendo exemplos de econegócios existentes e que exigem pequenos investimentos.

 

  • COMEÇAR BEM – FORMALIZAÇÃO - SEBRAE/APRENDE (60 vagas)

Das 10h às 12h: nesta palestra será apresentado o passo a passo para formalizar os diversos tipos de empresa sem complicação, conhecendo o caminho para legalizar seu negócio, bem como as obrigações e os direitos adquiridos a partir do registro como pessoa jurídica. Para participar é necessária a inscrição antecipada no link: https://goo.gl/XkPyGb

 

  • PLANEJAMENTO: O PRIMEIRO PASSO PARA COMEÇAR SEU NEGÓCIO - SEBRAE/APRENDE (60 vagas)

A abordagem, que será realizada das 15h às 17h, mostrará os caminhos para ganhar o mercado, por meio do marketing direcionado ao público-alvo específico. O passo a passo para legalizar seu negócio, bem como as obrigações e os direitos adquiridos a partir do registro como pessoa jurídica.Para participar é necessária a inscrição antecipada no link: https://goo.gl/XkPyGb

 

  • OFICINA PRÁTICA: COMPOSTAGEM E HORTAS URBANAS (50 vagas por horário)

Das 10h15 às 11h15 e das 15h às 16h.

Dentro dos princípios do lixo zero serão apresentadas oportunidades de prestação de serviços utilizando resíduos orgânicos como matéria-prima. O foco da oficina é a produção de compostagem (adubo) e as opções de produção de alimentos sem agrotóxicos em pequenos espaços.

 

SERVIÇOS OFERTADOS:

OFERTA DE EMPREGOS

No evento serão disponibilizadas mais de 500 vagas de emprego. Para concorrer é necessária a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e currículo atualizado.

 

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BOLSA TRABALHO

Neste programa os alunos participam de aulas de formação profissional durante um dia da semana e nos demais participam de atividades de formação prática em algumas secretarias municipais. Os cursos ofertados são: “jardineiro” e “pequenos reparos domésticos”, cada um com 55 vagas disponíveis e duração de seis meses. Para realizar a inscrição é preciso apresentar RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, comprovante de endereço, certidão de casamento ou documento do companheiro com foto e certidão de nascimento dos filhos menores. É necessário morar em Guarulhos, ter entre 21 e 65 anos e estar desempregado. Mulheres chefes de família são priorizadas. Como benefício, os participantes têm direito a bolsa-auxílio (meio salário mínimo por mês), vale-alimentação (R$ 140,00 por mês), vale-transporte (R$ 9,40 por dia) e seguro de vida.

*As inscrições para o Bolsa Trabalho serão realizadas apenas neste dia.

 

FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Feira Economia Solidária é um programa da Secretaria do Trabalho voltado aos artesãos. A iniciativa oferece a oportunidade para que artesãos do município possam expor os seus trabalhos em feiras que acontecem semanalmente em determinados locais da cidade. O objetivo é buscar caminhos para a geração de renda e inclusão social.

Você, que é artesão e está interessado em se inscrever, deve levar o seu RG, CPF e comprovante de residência.

 

EMISSÃO DE CARTEIRA DE TRABALHO

Para emissão da primeira via da Carteira de Trabalho é necessário levar uma foto 3x4 recente, RG e CPF.

Já para a emissão da segunda via, além dos documentos citados, é preciso levar também o número da carteira anterior.

ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO PARA O MEI (MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL)

 

Os interessados em se formalizar como Microempreendedor Individual contarão com a ação do Programa APRENDE, através do atendimento dos interessados para tirar dúvidas e até para se formalizar como MEI, durante o mutirão.

Desta forma, para abrir o MEI é preciso levar os seguintes documentos:

i. RG do empreendedor;

ii. CPF do empreendedor;

iii. título de eleitor (Se o empreendedor não declarar imposto de renda, pessoa física);

iv. número do último recibo do DIRPF- Declaração do Imposto sobre a renda da Pessoa Física. (Quando o empreendedor declarar como pessoa física)

v. indicar o número ativo de um aparelho de celular (Por questão de segurança, o novo Portal do Empreendedor enviará um código por SMS para o telefone celular cadastrado pelo usuário, que será utilizado para confirmar os processos de abertura, alteração e baixa).

SEBRAE MÓVEL

Atendimento itinerante a empreendedores e potenciais empreendedores sobre formalização do negócio, finanças, marketing, gestão e acesso a crédito.

 

ORIENTAÇÃO SOBRE: IPTU VERDE, ADOTE UMA ÁREA VERDE, PROGRAMA ILHAS VERDES E SELO AMBIENTAL

ORIENTAÇÃO E CADASTRO EM PROGRAMAS SOCIAIS

Será possível se cadastrar em diversos programas sociais, como o Acessuas Trabalho, Bolsa Família, ID Jovem e Tarifa Social. Os interessados deverão retirar as senhas para o atendimento nos Cras Acácio (Rua Maria Luiza Pericó, 177 - Jd. Acácio), Cras Itapegica (Alameda Tutoia, 534 - Gopoúva) ou Cras Sítio dos Morros (Rua Samuel Libório de Ávila, 24 – Jd. Valéria) até o dia 26/09. As senhas serão limitadas.

No dia do evento serão atendidas apenas pessoas que estiverem com as senhas.

 

ATIVIDADES CORPORAIS                         

Dança circular, Liang Kong, aeróbica e relaxamento, em diferentes horários.

 

EXPOSIÇÃO DO PROJETO TEAR

O Tear é um serviço da rede de atenção psicossocial do município de Guarulhos (SP), que atua no campo da inclusão social pelo trabalho, convivência e cultura da população em situação de sofrimento psíquico e outras vulnerabilidades sócio-afetivas. Serão expostos no evento trabalhos de marcenaria, vitral, serigrafia, papel reciclado, encadernação, mosaico, em ter outros, além de orientação referente ao trabalho.

 

ORIENTAÇÃO SOBRE DST

INSCRIÇÕES PARA CURSOS:

  • DESPERTE SEU OLHAR INCLUSIVO

O curso tem por objetivo trabalhar as terminologias e noções de atendimento a pessoas com deficiência. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão

 

  • PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

VISUAL

Neste curso as pessoas com deficiência visual terão aulas individualizadas de Orientação e Mobilidade, Braille e Soroban. Para realizar as inscrições os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão

 

  • SOROBAN (20 vagas)

O objetivo deste curso é trabalhar noções básicas de matemática utilizando o Soroban. As aulas são destinadas aos profissionais da área da educação e interessados em geral. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão

 

  • JARDINAGEM (30 vagas)

Para se inscrever é necessário ser maior de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Bosque Maia

 

  • OFICINA DE ARTESANATO (60 vagas)

Atividade voltada à práticas artesanais que envolvem pintura em tecido, biscuit, crochê e tricô. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Casa Mandela

 

  • OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO (60 vagas)

A atividade oferece a prática de customização de vestimentas por meio de bordados, cortes, costuras, crochê, com materiais reaproveitados ou não. Os participantes desenvolverão em de aulas práticas o exercício de criação para customizarem suas próprias peças. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Biblioteca Monteiro Lobato

 

  • OFICINA DE SARAU (60 vagas)

O evento abordará práticas literárias e suas aplicações em saraus folclóricos e populares. As temáticas serão abordadas de forma prática e teórica. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Biblioteca Monteiro Lobato

 

  • OFICINA: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (60 vagas)
  •  oficina tratará das temáticas voltadas ao desenvolvimento do conhecimento da literatura, dos cordéis, da música, poesia, entre outros. Após o desenvolvimento da intimidade com a literatura, o passo subsequente é o desenvolvimento da interpretação e contação de histórias. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Biblioteca Monteiro Lobato e Antiga Câmara

 

  • OFICINA DE CAPOEIRA (60 vagas)

Nesta ação serão abordadas práticas físicas e mentais para exercício da capoeira e métodos para exercício da disciplina. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: EPG Siqueira Bueno 

 

  • OFICINA DE GRAFITE (60 vagas)

A oficina de Grafite oferecerá aos alunos o estudo teórico sobre a linguagem, bem como sua história e seu papel na sociedade, sobretudo nas periferias. O curso oferece a perspectiva técnica do grafite, a partir do estudo de luz e sombra, anatomia e materiais para realização da arte. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Biblioteca Orobó Mikail 

 

  • OFICINA DE JOGOS TEATRAIS (60 vagas)

A iniciativa tem como objetivo estimular as ações coletivas/colaborativas; desenvolver a autonomia da consciência crítica/criativa; aprender a linguagem cênica/corporal para utilizá-la de forma crítica e criativa nos jogos e improvisações. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Casa de Cultura São Rafael

 

  • OFICINA: INICIAÇÃO TEATRAL NA 3ª IDADE (60 vagas)

Esta iniciação teatral visa estimular corpo, mente, autoestima, espontaneidade e desenvolvimento da comunicação por meio dos jogos teatrais e interpretação de cenas. O trabalho consiste no autoconhecimento, redescoberta de talentos e valores, colocando o idoso em convívio grupal com os colegas. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Centro de Convivência do Idoso e Casa de Cultura São Rafael

 

  • OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (60 vagas)

Neste trabalho serão abordados os conceitos e os mecanismos para criação de qualquer produto audiovisual. Criar uma experiência real e colaborativa de produção audiovisual por meio de pequenas produções independentes. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: CEMEAR

 

  • OFICINA DE CRIAÇÃO DE SITE E BLOG (40 vagas)

A atividade visa capacitar pessoas em cursos de Programação Web e/ou Internet. Utilização da Internet, criação de site e blog, aula prática com uso de softwares livres. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: CEU Rosa de França

 

  • OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO (40 vagas)

A oficina trabalhará com escuta, toque de diversos instrumentos e objetos para distinguir sons e transformá-los em música. Descobrir e potencializar a musicalidade individual e coletiva. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas:Casa Mandela

 

  • OFICINA DE ATIVIDADES ARTÍSTICAS (60 vagas)

O curso tem como objetivo promover e desenvolver a formação cultural, a oralidade, a percepção visual, coordenação motora fina e ampla, a partir de conceitos da psicomotricidade. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Nelson Rodrigues

 

  • OFICINA: CLOWN (40 vagas)

A proposta do curso é levar ao grupo de participantes possíveis visões, percepções e a descoberta do personagem, bem como seus significados nos dias atuais e as formas de desmistificá-los para o cotidiano, para a sociedade e para o mundo. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Nelson Rodrigues e Centro Municipal de Educação Adamastor

 

  • OFICINA DE DANÇA DO VENTRE (60 vagas)

A oficina tem como objetivo ensinar a lidar com o próprio corpo e elevar a autoestima como um trabalho corporal e psicológico para a mulher. Estímulo do artístico, interpretação por meio da dança e estímulo à musicalidade. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Teatro Ponte Alta

 

  • OFICINA DE ATIVIDADES CIRCENSES (60 vagas)

Oficina voltada para atividades circenses como dança acrobática, equilíbrio, atividades cênicas, pirâmides humanas, acrobacias de solo, aéreas e verticais. Manifestações culturais de danças urbanas somadas aos movimentos de circo. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas:CEU Ottawa – Uirapuru e CEU Paraíso

 

  • OFICINA: ARTETERAPIA – AÇÕES ESTÉTICAS E CULTURAIS (60 vagas)

Oficina voltada para desenvolver a socialização e a linguagem corporal, cognitiva, sinestésica, por meio de estímulos artísticos. Estimular ações inovadoras no campo da formação cultural. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: CEU Rosa de França

 

  • OFICINA DE ARTESANATO: CROCHÊ (60 vagas)

A oficina tem o objetivo de desenvolver técnicas artesanais, apresentar os materiais necessários para confecção das peças nas diversas modalidades de artesanato e o aprimoramento de técnicas e práticas que visam proporcionar aos participantes geração de renda.  Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael

 

  • OFICINA: VIOLÃO PARA MAIORES DE 50 ANOS (60 vagas)

A oficina tem como objetivo formar um conjunto de tocadores de violão composto principalmente por idosos, com ou sem formação musical e repertório de peças do cancioneiro popular. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Centro de Convivência do Idoso

 

  • OFICINA: PINTURA (60 vagas)

Estudo de cores, luz e sombra, linhas, perspectiva, forma, volume, simetria, impressionismo, natureza morta e abstrato são alguns dos temas previstos para esta oficina. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael e EPG Heraldo Evans

 

  • OFICINA CAPOEIRA (60 vagas)

O curso tem o intuito de promover a formação integral de cidadãos, por meio do ensinamento de capoeira, buscando melhoras no aspecto cultural, social, cognitivos, colaborando ainda no desenvolvimento das capacidades físicas e qualidade de vida. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Centro Municipal de Educação Júlio Fracalanza e Nelson Rodrigues

 

  • OFICINA DE DANÇAS ORIENTAIS (60 vagas)

A oficina de arteterapia ligada ao bem-estar feminino tem a proposta de oferecer atividade física e recuperação de autoestima e estabilidade emocional por meio da prática de danças orientais. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Casa da Mulher Clara Maria

 

  • OFICINA DE MAQUIAGEM ARTISTICA (60 vagas)

O curso tem o intuito de capacitar o aluno a realizar maquiagens e caracterizações entretenimento em suas variadas linguagens cênicas, como obras teatrais, musicais, dança, circo, feiras, eventos e festas temáticas, valendo-se de técnicas e produtos adequados para a composição visual pertinente ao contexto do personagem e evento. Para se inscrever é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Local das aulas: Teatro Nelson Rodrigues                   

Copyright 2016 Prefeitura de Guarulhos. Todos os direitos reservados.
Sobre