Perfil Epidemiológico

Um dos papéis do CEREST é a identificação do nexo de causalidade entre o trabalho e o processo de adoecimento dos usuários.

Para cada novo usuário é iniciada uma nova investigação para definir ou excluir tal nexo-causal.

Por esta característica, temos 2 tipos de usuários: os EVENTUAIS, que seriam os pacientes em processo de investigação, e os MATRICULADOS, que são aqueles com nexo-causal já definido pelo processo de investigação.

Até o mês de Setembro de 2011, foram atendidos 3.381 pacientes, sendo 1576 matriculados (Nexo-Causal definido) e os demais em processo de investigação ou com investigação concluída sem Nexo-Causal.

Por ser uma unidade Regional, o CEREST Guarulhos presta assistência ao município de Guarulhos e dos 10 municípios do Alto Tietê.

Esta incumbência reflete na complexidade das ações do CEREST, visto que são mais de 68 mil empresas, 630 mil trabalhadores e 268 unidades de saúde a serem acompanhados.

A maior incidência de eventos sobre os trabalhadores de nossa região é de Acidentes de Trabalho e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, por isto, os diagnósticos mais prevalentes são aqueles dos grupos Osteomuscular e Lesões.