Potencial Econômico

Guarulhos possui um dos mais complexos parques industriais do Estado de São Paulo. São mais de 4.000 estabelecimentos industriais, segundo informações da RAIS/MTE, nos mais variados segmentos, instaladas em diversos bairros como: Cumbica, Bonsucesso, Pimentas, Itapegica e Taboão, com destaque para a Cidade Satélite Industrial de Cumbica, que reúne a maior concentração industrial da cidade.

A principal característica da indústria em Guarulhos é a sua diversidade. Os principais segmentos industriais são: Químico Farmacêutico, Metalúrgica, Autopeças, Construção Civil, Têxtil e Alimentícia.

Em dezembro de 2014, último dado da RAIS disponível, o município de Guarulhos contabilizou um total de 102.996 empregos formais, com carteira assinada, na indústria de transformação da cidade, sendo que os principais subsetores (classificação do IBGE) que mais empregaram foram:

 

ibge

 

Além da força da Indústria local, se destaca também o número expressivo de MEIs – Microempreendedores individuais formalizados no município – 48.254 (fevereiro de 2016), sendo o segundo município do Estado em termos de formalizações.

 

 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio de uma forte política de apoio aos empreendedores, orienta os possíveis interessados no seu posto do Fácil Empresarial na SDE, bem como oferece uma série de cursos em parceria com outras entidades com o intuito de fornecer subsídios para que este empreendedor possa crescer e gerar emprego e renda.

Recentemente a SDE lançou duas cartilha de orientação ao empreendedor: uma referente aos  interessados em abrir a sua empresa detalhamento o passo a passo de como isso se dá e outras com dicas importantes de vendas para ampliar a sua possibilidade de vendas.

Essas cartilhas podem ser baixadas aqui. Clique sobre as respectivas imagens.

revista 1Revista 2 Cartilha