Procon Guarulhos orienta consumidores sobre troca de produtos

terça-feira, 8 Janeiro, 2019 - 16:00

Após a passagem do Natal - uma das datas mais importantes do ano para o comércio e a população -, chegou o período das trocas dos produtos adquiridos para presentear amigos e familiares. Para evitar problemas, o Procon Guarulhos orienta aos consumidores ficarem atentos com relação à política de troca do fornecedor, em especial ao prazo máximo dessa troca.

O órgão esclarece também que na troca do produto deverá prevalecer o valor pago, mesmo quando houver aumento de preço, ou seja, quando houver troca pelo mesmo produto, o fornecedor não poderá exigir complemento de valor.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), se o produto estiver adequado para consumo, ou seja, em perfeitas condições de uso, não há obrigatoriedade de o fornecedor trocar, salvo se houve promessa do vendedor. Como garantia o consumidor deverá exigir por escrito. Contudo, se o presente apresentar algum vício de qualidade, o lojista será obrigado a reparar o dano do produto ou efetuar a troca. No caso do fornecedor optar por reparar o dano, o mesmo terá que fazê-lo no prazo improrrogável de 30 dias, conforme prevê o artigo 18 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

O Procon Guarulhos alerta também que o consumidor deve guardar a nota fiscal e o recibo ou cupom de troca do produto. No caso de vestuário, a etiqueta do produto deve ser mantida.

No ato da compra, o fornecedor deve informar ao consumidor a possibilidade de troca ou não do produto/vestuário e o prazo máximo para isso. Caso isso não ocorra, o consumidor deve questionar a possibilidade de troca e, se positivo, deverá exigir cupom fiscal ou documento por escrito de tal possibilidade.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

· Nas compras realizadas pela internet, o consumidor tem sete dias corridos a partir do recebimento do produto para o cancelamento ou a desistência da compra. É o chamado prazo de reflexão. O valor deverá ser devolvido integralmente pelo lojista;

· Muito cuidado com os sites com ofertas fora da realidade de mercado, verifique se os mesmos são confiáveis e se estão inclusos na lista dos sites não confiáveis publicada pelo Procon.

Não realize compras através das ofertas encaminhadas por e-mails (mala direta), pois a maioria é golpe! A compra deverá ser realizada diretamente no site. O consumidor paga o boleto, sofre prejuízo e fica sem o produto;

· Ao realizar compra pelo site, opte pelo pagamento por boleto bancário, antes do pagamento, entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e verifique se realmente o seu pedido foi gerado. Somente após confirmado a autenticidade da compra e do boleto, pague-o;

· No ato da entrega do produto, só assine o documento de recebimento, após averiguar o estado do mesmo. Havendo irregularidades não o receba e anote na nota o motivo da devolução;

· Na aquisição de qualquer produto: aparelho celular, eletrodomésticos e eletroeletrônico etc. O Procon alerta que, além do preço, é necessário verificar se existe no estado assistência técnica do produto, para a eventualidade do mesmo apresentar algum problema;

· Em caso de financiamento de produto ou serviço deverão ser informados o preço à vista e o custo efetivo total, ou seja, juros mensal e anual, quantidade e periodicidade de parcelas, total a pagar;

· Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é a ferramenta que você precisa para fazer valer seus direitos e formalizar uma reclamação.

Serviço:

Dúvidas ou denúncias ligue 151 ou entre em contato pelo whatsapp (11) 99656-9677.

O consumidor também poderá se dirigir a uma das unidades do Procon Guarulhos de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas:

Procon Central: Rua Sete de Setembro nº 164, Centro. Telefone: (11)2468-0008.

Procon São João: Rua Mesquita, nº161, Jardim São João. Telefone11) 2408-4315.

Procon Pimentas: Estrada Capão Bonito nº 53, Conjunto Marcos Freire, Prédio do CIC. Telefone11) 2484-1070.

Imagens: Fábio Nunes/ PMG