Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com Festival na cidade

quarta-feira, 10 Outubro, 2018 - 18:00

Um Festival de Práticas em Saúde Mental reuniu cerca de 200 pessoas no Sesi Cocaia nesta quarta-feira (10), entre trabalhadores da área, usuários do SUS Guarulhos e familiares. O evento, realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Serviço Social da Indústria, marcou o Dia Mundial da Saúde Mental no município, celebrado oficialmente nesta data.

O festival foi aberto com a apresentação de Coral do Centro de Atenção Psicossocial - Caps II Osório César (Gopoúva), seguido por um desfile de roupas do brechó mantido pelo Caps, cujos modelos foram os próprios frequentadores e trabalhadores do serviço. Na passarela, eles também exibiram as peças de bijuterias confeccionadas na oficina da unidade.

O Caps Arco Íris (região São João/ Bonsucesso) levou uma apresentação do Teatro do Oprimido ao Festival de Práticas em Saúde Mental. Ao som da música “Senhor Cidadão”, de Tom Zé, o espetáculo chamou a atenção para os casos de estupro, a impunidade, a falta de moradia e a pobreza no país, além da guerra na Síria, a violência e a morte de crianças.

O Teatro do Oprimido é uma técnica criada pelo dramaturgo, diretor e teórico de teatro Augusto Boal, que faz do espectador um sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada. Os momentos subseqüentes à apresentação teatral também exaltaram transformações pessoais através da expressão corporal, com as oficinas de dança circular, conduzida pela gerente do Tear (serviço da rede de Atenção Psicossocial), Denise Antunes, e de zumba pelo Caps Alvorecer (região Pimentas/Cumbica).

Atrações

Simultaneamente às atrações do festival, os serviços de Saúde Mental organizaram uma exposição de trabalhos confeccionados em suas oficinas. Para encerrar as atividades do dia, o psicólogo do Caps Álcool e Drogas (Vila Augusta), Roger Rosa Ribeiro, fez um show de música ao vivo aos participantes, com direito a baile e um sonoro parabéns a um usuário da Rede de Atenção Psicossocial que fazia aniversário.

A programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental se estende até o final do mês na cidade com atividades em UBS, Caps, na Base Aérea de São Paulo, em associações de bairro, igrejas e outros locais públicos. Dentre as atrações previstas estão incluídas atividades física e de horta, com ênfase na importância das práticas para o bem-estar e a saúde mental; rodas de conversa; caminhadas; danças; sessões de cinema; oficinas de memória; terapia comunitária; dia da beleza; e oficina de talentos.

Imagens: Fábio Nunes Teixeira/PMG 

Veja Também

Copyright 2016 Prefeitura de Guarulhos. Todos os direitos reservados.
Sobre