Prefeitura remove 383 caminhões de lixo clandestino no mês de setembro

quinta-feira, 11 Outubro, 2018 - 18:00

Durante o mês de setembro, a Prefeitura retirou 383 caminhões de lixo jogado pela cidade. Os pontos de descarte irregular foram limpos pelas equipes das Administrações Regionais e pelo Departamento de limpeza Urbana (Delurb), da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela divulgação do balanço nesta quinta-feira (11).

Apesar de a Prefeitura oferecer 19 pontos de entrega voluntária, os PEVs, que recebem gratuitamente entulho, madeira e outros tipos de materiais, o problema do descarte irregular é recorrente, como explica Edmilson Americano, secretário de Serviços Públicos. “Alguns destes pontos precisam ser limpos várias vezes a cada mês, sendo que alguns ficam a poucos minutos de distância dos PEVs. Jogar lixo nas ruas e terrenos representa também um perigo à saúde da população, pois estes pontos tornam-se focos para a proliferação de ratos e mosquitos, entre eles Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus”, explicou Americano.

Durante o trabalho de limpeza dos pontos de descarte, as equipes separam os materiais entre recicláveis (madeira, entulhos, pneus etc) e rejeitos. Os materiais que podem ser reaproveitados são encaminhados a recicladoras particulares da cidade. O entulho, após limpo, segue para a Usina de Reciclagem da Proguaru onde é transformado em agregado reciclável utilizado em obras de pavimentação, edificação e na fabricação de elementos pré-moldados. O rejeito é destinado ao aterro sanitário, no Cabuçu.

Denúncias

A colaboração da população é essencial para a manutenção da limpeza da cidade. Denuncie qualquer situação de descarte irregular de lixo pelo Disque Denúncia: 0800 772 2006. O valor da multa pode ultrapassar R$40 mil.

Entulho, móveis e outros inserviveis podem ser entregues nos 19 Pontos de Entrega Voluntária da cidade. Os endereços podem ser obtidos na página http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev.

Se cada um fizer a sua parte, todos sairão ganhando.

Imagens: Jackson Argolo - PMG

Veja Também

Copyright 2016 Prefeitura de Guarulhos. Todos os direitos reservados.
Sobre