Tratamento de Esgoto

 

ETE Várzea do Palácio / Foto: Stefane Senne

 

A cidade tem um amplo programa em andamento: o Programa de Tratamento de Esgoto de Guarulhos, cujas obras são executadas desde 2008, com recursos próprios e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Hoje o município tem a capacidade de processar 50% do esgoto coletado, após a inauguração em 30 de junho de 2014 da terceira estação de tratamento de esgoto (ETE), a Várzea do Palácio, que trata 15% do total. Em 2011, Guarulhos colocou em operação sua segunda Estação: a ETE Bonsucesso, responsável por 20% do tratamento. A primeira a entrar em operação foi a ETE São João, em setembro de 2010, tratando 15%.

 

 

ETE Bonsucesso / Foto: Márcio Lino

 

O Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário (PDSE) do Município (estudo elaborado entre 2003 e 2004 que é base de todas as intervenções que estão sendo realizadas) está sendo seguido à risca. O município executa, também, obras para tratar os esgotos coletados nas regiões Cumbica e Pimentas na ETE São Miguel, pertencente ao Sistema Metropolitano.

Até o momento, estão destinados para o Programa de Tratamento de Esgoto de Guarulhos R$ 495.142.688,28, considerando recursos próprios e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O conjunto de obras, considerando sete subsistemas, é executado desde janeiro de 2008; até abril de 2014, foram feitos 233,20 quilômetros de redes coletoras e 43,81 quilômetros de coletores-tronco, linhas de recalque e interceptores. Além das obras do Programa de Tratamento de Esgoto, o Saae de Guarulhos também executa como ação permanente, com recursos próprios, redes coletoras de esgoto em diversos pontos da cidade.

 

ETE São João / Foto: Stefane Senne/SAAE

 

Conforme o Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário (PDSE), a cidade de Guarulhos é subdividida em sete subsistemas de tratamento de esgoto, compostos por obras como redes coletoras, coletores-tronco e interceptores e pelas ETEs, que são obras de grande porte e visibilidade. Os sete subsistemas de tratamento são:

- São João (15%) – em operação e atende 195 mil moradores

- Bonsucesso (20%) – em operação e atende 260 mil moradores

- Várzea do Palácio (15%) – em operação e atende 195 mil moradores

- Cumbica/Pimentas (20%) – em projeto, para encaminhar os esgotos até a ETE São Miguel, que integra o Sistema Metropolitano, operado pela Sabesp, e vai beneficiar 260 mil moradores

- Centro (27%) – projeto está em fase de detalhamento e atenderá 350 mil moradores

- Cabuçu e Fortaleza (3%) – projeto está em fase de detalhamento e favorecerá 39 mil moradores