Turismo em Guarulhos

O Departamento de Turismo de Guarulhos busca fomentar todo trade turístico com ênfase no de negócios e a de cultura popular, difundindo as potencialidades turísticas do Município.

Além de planejar e executar políticas públicas para incentivar o desenvolvimento do turismo, é responsabilidade dessa unidade envolver a comunidade por meio de programas turísticos, bem como supervisionar e administrar os atrativos, proporcionando a qualificação e formação de pessoal para prestar serviços de orientação turística, hotelaria, gastronomia e outros relacionados à área.

Os planos e projetos de desenvolvimento de turismo, no âmbito municipal, estadual e federal, são elaborados, coordenados e supervisionados por este Departamento, que também propõe desenvolver metodologias e pesquisas para construção de ambiente favorável ao desenvolvimento econômico sustentável do Município, trabalhando em conjunto com o Comtur, Gru Convention e a sociedade civil.

O Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos – Comtur, criado em 25 de outubro de 2000, pela Lei 5.612, é um órgão autônomo de caráter consultivo, deliberativo e normativo e tem o objetivo de atuar em conjunto com o Departamento de Turismo, para o desenvolvimento turístico local e regional, e lhe compete deliberar, avaliar, opinar e revisar os planos, programas e projetos relativos às atividades turísticas do Município. 

Em 2003, com a chegada das redes hoteleiras, que vieram suprir o crescente fluxo de turistas que passavam pelo Aeroporto Internacional, foi implantado na cidade o escritório do Guarulhos Convention e Visitors Bureau – GRU Convention. Essa entidade é sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, que tem por principal objetivo a promoção do destino Guarulhos, e atua conjuntamente com a condução da política pública municipal.

Contatos:

Departamento de Turismo – (011) 2475-7949

COMTUR – (011) 2475-7926

GRU Convention – (011) 2468-1118