Prefeitura orienta motociclistas em ação do Maio Amarelo nesta sexta-feira

Sexta, 10 de Maio de 2024 - 16:51

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Escola de Mobilidade Urbana, realizou na manhã desta sexta-feira (10), na avenida Timóteo Penteado com a rua Anice, o Pit Stop Motociclista, atividade que integra as ações programadas pelo município voltadas ao Maio Amarelo. Os educadores de trânsito abordaram 72 motociclistas, que foram orientados sobre a importância da segurança no trânsito.

A ação contou com a participação do piloto da Yamaha Vinicius Viana, que durante a abordagem ressaltou a importância de o motociclista ficar longe dos pontos cegos existentes nos automóveis com a finalidade de evitar acidentes. Viana também deu dicas de pilotagem defensiva, como os métodos de frenagem que podem ser utilizados para evitar a queda da moto.

Os educadores que participaram da ação aproveitaram para falar sobre o Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “A paz no trânsito começa por você”, e também entregaram um panfleto com orientações sobre segurança viária e um lixo para automóveis.

Pesquisa

Durante o Pit Stop, integrantes do Observatório de Segurança Viária de Guarulhos realizaram uma pesquisa com 68 motociclistas, que foram perguntados sobre a utilização da moto no dia a dia, se já sofreram acidentes de trânsito, a opinião sobre a área de espera para motos nos semáforos e sobre a velocidade segura para motos e automóveis. Eles ainda puderam sugerir ações que possam ser implantadas pela Prefeitura voltadas à segurança no trânsito.

A pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil dos motociclistas que transitam pelas vias de Guarulhos.

Confira o resultado da pesquisa

- 67 homens e 1 mulher, com idades entre 20 e 66 anos.

- 75% utilizam a moto para fins profissionais.

- 66% já sofreram algum acidente de trânsito com a moto, sendo que 50% ficaram afastados ou internados.

- 98,5% acreditam que a área de espera para motos em frente aos semáforos traz mais segurança aos motociclistas.

- 86,8% acham interessante a faixa azul para motociclistas.

- 55,9% acham que a velocidade segura para transitar é de 50 km/h.

Fotos: Divulgação/PMG