Aeroporto

Guarulhos é sinônimo de aeroporto, é a porta de entrada do Brasil para o mundo. Sua vocação aeroportuária remonta a sua inserção na dinâmica econômica nacional, com o início da construção no ano de 1980, o aeroporto de Cumbica, hoje, é um dos principais Hubs da América Latina.


Dentre as características técnicas e infraestrutura aeroportuária podemos destacar algumas como:

-    Pistas de pouso / decolagem: 301.500 m²  - 09R/27L com 3.000 m x 45 m  e 09L/27R com
3.700 m x 45 m, homologada para operação de aeronaves de Código F (A380);

-    Posições de estacionamento para aeronaves: 179 posições;

-    Pontes de embarque: 54;

-    Balcões de check-in: 294;

-    Portões de embarque: 90.

 

Inaugurado no dia 20 de janeiro de 1985, o Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos - Governador André Franco Montoro dá início a sua trajetória, e a sua história se confunde com a da cidade que sedia, Guarulhos.

 

O Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos é uma das maiores infraestruturas aeroportuárias do país. Ele é responsável por receber milhões de passageiros de todo o mundo, movimentando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento do turismo e dos negócios.

 

Para a cidade de Guarulhos, o aeroporto é uma das principais fontes de emprego e renda, gerando milhares de oportunidades diretas e indiretas de trabalho. Além disso, a presença do aeroporto atrai investimentos para a cidade, pois ela é vista como uma localização estratégica para negócios e comércio.

 

O Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos também contribui para o desenvolvimento do turismo na cidade. Através dele, os turistas têm acesso fácil a Guarulhos e às cidades vizinhas, como São Paulo, possibilitando a visitação de atrações turísticas como museus, parques e centros de compras.

 

Outro aspecto importante é que a presença do aeroporto também atrai empresas do setor aéreo para a cidade, aumentando o potencial de investimentos em tecnologia e infraestrutura para o setor.

 

Além disso, o Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos tem um papel fundamental no transporte de cargas, movimentando mercadorias de todo o país e do mundo. Isso é fundamental para a economia local e nacional, uma vez que contribui para a exportação de produtos brasileiros e para a importação de insumos para a indústria.

 

Em resumo, o Aeroporto Internacional de São Paulo - Guarulhos é um equipamento aeroportuário fundamental para a cidade de Guarulhos e para o país como um todo. Ele é responsável por movimentar a economia local, gerar empregos e atrair investimentos para a cidade, além de contribuir para o desenvolvimento do turismo e do setor aéreo. Sua importância é inquestionável e sua presença é um fator crucial para o crescimento e desenvolvimento da cidade e do país.

 

DEPARTAMENTO

 

O Departamento de Assuntos Aeroportuários da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), é responsável por estimular no município a interlocução com o maior equipamento urbano - o Aeroporto Internacional de Guarulhos - que está inserido no centro da cidade e propiciar o desenvolvimento econômico, social e sustentável.


PANDEMIA

 

A pandemia do coronavírus teve efeitos dramáticos na vida social e econômica em todo o mundo. A indústria da aviação, em particular, foi afetada pelos efeitos, com o tráfego aéreo quase paralisado, principalmente no ano de 2020 - inclusive no aeroporto de Guarulhos.
Durante a crise, o Aeroporto de Guarulhos, como hub central de carga, garantiu que as pessoas no Brasil recebessem mercadorias importantes. Em particular, os equipamentos de proteção médicos e insumos farmacêuticos constituem a maioria das mercadorias.

 

DADOS AEROPORTUÁRIOS

 

PASSAGEIROS

 

Com a análise dos dados estatísticos da movimentação aeroportuária é possível ter agora um quadro mais claro do impacto da crise do coronavírus e as medidas de isolamento social no setor aeroportuário.

 

Segundo o relatório mais recente, divulgado tanto pela concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, quanto pelo HORUS (sistema de informações aeroportuárias da Secretaria Nacional de Aviação Civil - SAC), o movimento de passageiros (tanto doméstico, quanto internacional) no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos no ano de 2019, período pré-pandemia, foi de cerca de 43 milhões de passageiros. Entretanto, considerando o ano de 2022, a movimentação de passageiros foi de 34 milhões, situando-se em 80,16% do tráfego aéreo de 2019. Abaixo estão informações separadas por modalidade de voo, doméstico ou internacional. A recuperação na modalidade de voo não se verifica de forma simétrica. A movimentação de passageiros em voos domésticos se deu de forma mais rápida e com uma constância quase linear:

 

tabela_passageiros_aeroporto

 

variação_passageiros_aeroporto

Já quando nos referimos aos voos internacionais a variação se dá de forma mais abrupta, observando uma recuperação mais pujante no ano de 2022, já que os voos permaneceram em queda ainda no ano de 2021:

 

quantidade_passageiros_voos_internacionais

COMPARAÇÃO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO X EUROPA
(AEROPORTOS SELECIONADOS)

 

A título de comparação, em relação aos aeroportos europeus com o mesmo porte, o desempenho e recuperação no que concerne ao período pré-pandemia e ao cenário atual na movimentação de passageiros, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos está com uma performance equivalente a esses pares selecionados. Esse desempenho pode ser observado nos dados e gráficos abaixo:

 

variação_passageiros_pre_pandemia

 

tabela_movimentacao_passageiros

 

movimentacao_passageiros_total_pre_pandemia

 

comparacao_percentual_pre_pandemia

 

COMPARAÇÃO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO PAULO X EUA
(AEROPORTOS SELECIONADOS)

 

Ainda considerando o desempenho do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, agora levando em consideração alguns aeroportos selecionados dos EUA, a sua performance e recuperação continuam dentro de um padrão esperado e inserido num cenário de recuperação global da movimentação de passageiros. Observamos a seguir o comparativo (dados e gráficos):

 

tabela_movimentação_passageiros_comparacao

 

movimentacao_passageiros_comparativo

 

comparacao_percentual_pre_pandemia_azul

 

CARGAS


A movimentação se comportou de forma distinta, em comparação à movimentação de passageiros, no que diz respeito ao impacto da pandemia de COVID-19, com uma variação percentual menor no volume transacionado no ano de 2019 em comparação ao ano de 2022. A recuperação se deu de maneira diferente e muito mais forte em relação a movimentação de passageiros, o que já era esperado visto que existiam restrições aos viajantes, principalmente em relação às viagens internacionais, fato que não ocorria em relação à movimentação de cargas.

 

tabela_movimentacao_cargas

 

Sendo possível observar no final do ano de 2022 que a movimentação de carga igualou ao que foi observado no ano de 2019, antes da deflagração da pandemia.

 

OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

 

O Observatório de Políticas Públicas, criado por meio do Decreto Municipal nº 34.414, de 1º de setembro de 2017, tem a finalidade de analisar e compreender a realidade de Guarulhos, contribuindo para a elaboração de soluções significativas para o município. Uma gestão pública moderna precisa ter capacidade de formular novos mecanismos, investir, de fato, no planejamento elaborado, monitorar e avaliar as políticas públicas.

 

Diante desse cenário, Guarulhos avança em instituir um centro de informação e pesquisa para compreender as novas dinâmicas sociais e articular os conhecimentos gerados pelo Poder Público local e sociedade civil, em prol de melhorias para a promoção da qualidade de vida da população.

 

Para consultar os dados do Observatório referentes ao Aeroporto de Guarulhos acesse o link abaixo:
https://observatorio.guarulhos.sp.gov.br/content/indicadores

 

E depois clique em:
Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação > AEROPORTO

 

Links:
SDCETI: https://www.guarulhos.sp.gov.br/categories/desenvolvimento-cientifico-economico-tecnologico-e-de-inovacao
Observatório de Políticas Públicas Guarulhos - https://observatorio.guarulhos.sp.gov.br
Concessionária GRUAirport - https://www.gru.com.br/pt
ANAC - https://www.gov.br/anac/pt-br