GCM de Guarulhos obtém 1º lugar em premiação nacional com projetos ambientais

Quarta, 08 de Maio de 2024 - 17:06

A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (SASP) de Guarulhos foi premiada nesta semana com o 1º lugar na apresentação do projeto “Protegendo vidas, guardando o futuro”, que engloba os programas de patrulhamento preventivo, captura e resgate de animais silvestres em situação de risco e de educação ambiental nas escolas da Prefeitura promovidos pela Guarda Civil Municipal (GCM).

O prêmio é iniciativa do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança, que reconheceu o valor e a significância do projeto na área temática de segurança pública e meio ambiente, estabelecendo conexões com eixos do conceito de segurança cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.

Os patrulhamentos preventivos da GCM contam com inspetorias de área, ronda ostensiva, de trânsito, auxílio de cães policiais, fiscalização de medidas protetivas após violência doméstica e proteção ambiental. Esta última já socorreu mais de mil bichos silvestres encontrados perdidos de seus habitats naturais, nas áreas urbanas, muitas vezes sob o perigo de morte por atropelamento ou por falta de recursos para a sobrevivência.

Os trabalhos serão apresentados e reconhecidos no 2º Fórum Nacional Integrado de Segurança Cidadã, Defesa Civil e Trânsito, de 14 a 17 de maio de 2024, em Curitiba, no Paraná. Os projetos da GCM de São Leopoldo (RS) e da Secretaria de Segurança de Natal (RN) ficaram com o 2º e 3º lugares, respectivamente. “A premiação, de amplitude nacional, é mais um reconhecimento das ações positivas de nossa guarda”, congratulou o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes.

Prêmio em 2023

Em 2023 a Patrulha Maria da Penha garantiu o 3º lugar à cidade de Guarulhos no prêmio do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança. Desde 2018 o programa já prendeu 51 agressores que quebraram medidas protetivas e se aproximaram de suas vítimas. As equipes rondam os bairros em que as denunciantes trabalham, vivem ou frequentam constantemente para garantir que não sejam perseguidas.

Além das rondas, a patrulha também conta com o aplicativo SOS Patrulha Mulher, que desde janeiro de 2024 já auxiliou em cinco prisões. A plataforma é instalada no celular das assistidas e, quando acionada, dispara um alarme sonoro com os dados da mulher e a sua localização.

22 anos de secretaria

A premiação complementou a comemoração de 22 anos de criação da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos. Na manhã desta quarta-feira (8) foi realizado um evento alusivo com homenagens aos ex-secretários por meio da inauguração de uma galeria de fotos e de condecorações de dez e 20 anos de serviços aos agentes da Guarda Civil Municipal com a finalidade de preservar a história evolutiva da pasta.

Pontes agradeceu aos antecessores e enumerou os avanços da secretaria e da GCM nos últimos anos, com a ampliação de investimentos em equipamentos, armamentos e viaturas. Ele aproveitou também para celebrar a recente regulamentação por lei do processo de evolução de carreira dos agentes.

Imagem: Divulgação/PMG