Roda de conversa marca celebração do Dia da Visibilidade Trans em Guarulhos

Sexta, 28 de Janeiro de 2022 - 08:00

Ao longo de mais de três horas, um público de cerca de 20 pessoas, entre transexuais, gays, lésbicas e pessoas não binárias, discutiu diversos assuntos e propostas referentes ao segmento durante a roda de conversa promovida pela Prefeitura nesta quinta-feira (27) no Adamastor Centro. O evento marcou a celebração do Dia Nacional da Visibilidade Trans em Guarulhos, instituído em 29 de janeiro.

 

“Esta foi uma das melhores edições de rodas de conversa que fizemos. Construímos uma pauta interessantíssima e tratamos de vários temas que envolvem não só a transexualidade, mas principalmente a visibilidade trans na sociedade. Houve certo avanço de direitos e conquistas da comunidade LBGTQIA+, mas ainda estamos muito aquém do ideal. Somos o país que mais mata trans e a expectativa de vida dessas pessoas é de apenas 35 anos”, disse a subsecretária de Políticas da Diversidade, Ana Marques.

 

Uma das propostas levantadas no encontro foi a possibilidade de promoção de um concurso de beleza sem gênero no município. Criminalidade, empoderamento, empregabilidade, acolhimento e aceitação das pessoas trans em algumas religiões de matrizes africanas foram ainda alguns dos temas abordados.

 

Além disso, os participantes contaram um pouco de sua história, a saga de dificuldades enfrentadas no cotidiano e como lidam com as situações.

 

Promovida pela Subsecretaria de Políticas da Diversidade, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos, a ação contou com as participações da miss Teens Guarulhos 2021, Rillary Pereira de Almeida, que é engajada no combate ao preconceito.

 

 

Imagem: Divulgação/PMG