Prefeitura de Guarulhos dá largada à Semana do Conhecimento 2024

Quinta, 18 de Abril de 2024 - 17:15

Nesta quinta-feira (18) no Adamastor ocorreu encontro que formalizou o lançamento da Semana do Conhecimento 2024, evento de divulgação científica e empreendedora promovido pela Prefeitura que reúne centenas de estudantes – do ensino fundamental até a pós-graduação –, empresários e profissionais de diversas áreas.

Neste ano a grande exposição dedicada ao saber e às boas práticas celebrará a oitava edição dos quadros Expo Criatividade e Mostra de Economia Criativa (voltados ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos e a empreendedores, respectivamente), a 11a edição da Feceg (feira de ciências para os Ensinos Fundamental II, médio e técnico) e a 13a edição da Semcitec (quadro destinado ao ensino superior e à pós-graduação). Durante o lançamento foram apresentados os quatro quadros do evento e também mais detalhes sobre a edição deste ano, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de outubro.

Como nas edições anteriores, a Semana do Conhecimento 2024 se norteará por um tema geral, que neste ano é Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais. Durante o encontro de lançamento foram apresentados os quatro quadros do evento e também mais detalhes sobre a edição deste ano.

O lançamento contou com a participação do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarulhos, Marcos Garcia, além de autoridades e representantes de instituições, diretorias de ensino e associações profissionais da cidade.

Garcia recordou a sequência de sucessos que tem sido a Semana do Conhecimento ao longo dos anos. “Hoje as instituições de ensino já têm em sua programação um espaço dedicado à participação dos estudantes na semana, assim como nós construímos uma rede de professores orientadores que são parceiros da Prefeitura e que a cada ano trazem novos grandes talentos para nossa mostra”.

Chrystopher Montenegro, chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação, ressaltou a harmoniosa cooperação entre secretarias para a construção do saber tecnológico. “A participação da Pasta de Educação é o maior exemplo de democratização do conhecimento, que devido à amplitude de nossa rede municipal atinge milhares de crianças justamente no momento de suas vidas em que elas estão mais curiosas e ansiosas por aprender e realizar seus projetos”.

Fotos: Diego Frois/PMG