Prefeitura realiza ações de prevenção à tuberculose com pessoas em situação de rua

Quinta, 28 de Março de 2024 - 18:00

Trinta pessoas em situação de rua participaram nesta quarta-feira (27) do programa Saúde Pop, no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop I. A atividade reúne equipes da Prefeitura, por meio do Consultório de Rua, no atendimento dessa população vulnerável. Neste mês o tema foi a Campanha de Conscientização e Combate à Tuberculose para orientar e oferecer os cuidados de saúde necessários para aqueles que apresentam sintomas, já que a doença é contagiosa e pode se espalhar facilmente em ambientes com aglomerações e condições precárias de higiene.

A atividade teve início com uma palestra informativa sobre prevenção e tratamento da tuberculose, que falou sobre os sintomas da doença, métodos de prevenção, importância do diagnóstico precoce e os tratamentos disponíveis. Além disso, o público pôde fazer a coleta de exames para detectar possíveis casos da doença para, assim, receber tratamento.

Reuniões mensais

O programa Saúde Pop ocorre de forma mensal e os encontros são intercalados nos espaços do Centro Pop I, na Vila Progresso, e Se-Pop, no Macedo, unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas em situação de rua. Nesses locais a população vulnerável tem acesso a refeições como café da manhã, espaço para higienização pessoal, lavagem de roupas e atendimentos técnicos em serviço social e psicologia.

Ambas as unidades são vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas em www.guarulhos.sp.gov.br/populacao-em-situacao-de-rua.

Fotos: Divulgação/PMG