Projeto Educadança oferece ballet clássico para mais de 700 crianças e jovens

Segunda, 20 de Março de 2017 - 11:23

“Perna esquerda, pontinha do pé, pontinha do pé, fechou, plié, voltou”. Teve início na manhã desta segunda-feira (20) o Curso Livre de Ballet

Clássico de Guarulhos. A iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte (SECEL) é parte do Projeto Educadança, que oferece aulas para

crianças e jovens entre 5 e 19 anos.

Além de 400 vagas para iniciantes, o projeto acolherá mais 309 alunos remanescentes do curso anterior. As modalidades vão desde o *baby class* (5 e 6 anos), o pré-ballet (7 a 9 anos) até o  9º ano, sendo que a partir do primeiro ano são atendidos alunos a partir dos 10 anos, com experiência em ballet clássico.

Sonho realizado

De acordo com a professora Bruna Mascarenhas, a expectativa do projeto é o desenvolvimento do ballet clássico para crianças que ainda não tiveram a oportunidade de vivenciar a arte. “Plantamos sementes para colhê-las no futuro e em toda a cidade. Embora exista disciplina, técnica e didática para o aprendizado, nosso desejo é mostrar que a prática da dança é prazerosa e eleva a autoestima para que todas possam se sentir bem”, explica.

As alunas da professora Flávia Maria acordaram cedo e estavam ansiosas pelo início das aulas. “Eu comecei a gostar de ballet quando eu tinha 4 anos, comecei a fazer as aulas e gostei”, conta Eduarda, 7 anos, que também natação. Kelly Regina Alves da Silva, 31 anos, mãe da Marcela,  8

anos, conta satisfeita que, quando soube das aulas de ballet no Adamastor, saiu em busca da realização do sonho de sua filha. “Meu maior desejo é que minha filha possa aprender mais e mais. Que ela possa crescer, estudar e fazer aquilo que a deixa feliz”, resumiu.

Professoras do Projeto

Bruna Mascarenhas de Rezende Stern: Bailarina a 21 anos e iniciou a formação do Jazz Dance em Guarulhos por meio da Secretaria de Esportes de 1996 a 2000; no ano de 2001 ingressou na Escola de Dança Rita Camilo, dando continuidade no estudo do Jazz Dance e iniciou a prática de Ballet Clássico de 2001 a 2006. Concluiu a Faculdade em Educação Física Plena no Centro Universitário de São Paulo-UNIFIG (2006). Pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Faculdades

Metropolitanas Unidas – FMU (2008). É diretora do Studio B – Espaço de Dança em Guarulhos.

Fabiana Mazucante Serra Pinto: Estudou no Teatro Municipal de São Paulo, onde formou-se como bailarina clássica em 1984. Formação Clássica pela Rose Ballet em 1988. Formou-se em Jazz Dance na Joyce Dance em São Paulo (1990). Concluiu a faculdade de Licenciatura Plena em Educação Física nas Faculdades Integradas deGuarulhos – FIG (1994). Ingressou na Secretaria de Esportes de Guarulhos com um projeto de Dança em 1995 onde atua até hoje.

Flávia Maria Bicudo Medeiros Planas: Estudou no Centro de Artes Pavarini, onde formou-se bailarina clássica em 2005. Concluiu a faculdade de Licenciatura em Educação Física no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo – UNIFIG (2007). Pós-graduada em Dança e Consciência Corporal nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (2011). Estudou Metodologia Vaganova para professores com Denys Nevidomyy (professor da Escola do Bolshoi Brasil) no Curso Mostra Dança em São Paulo (2015). É diretora do Studio de Dança Flávia Medeiros desde 2012, participando de diversos festivais de dança do país.