Campanha de vacinação contra a gripe em Guarulhos

Quarta, 27 de Março de 2024 - 13:46

Neste ano a campanha de vacinação contra a gripe, que geralmente ocorre entre abril e maio, foi antecipada para março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no Brasil.

 

Guarulhos iniciou a campanha nesta segunda-feira (25), disponibilizando doses em 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Ambulatório da Criança e do Adolescente para imunizar os grupos prioritários.

 

A vacina trivalente, composta por três cepas de vírus, visa a proteger contra os principais vírus em circulação no país, reduzindo os riscos de complicações, internações e óbitos associados à gripe, que normalmente se intensificam nos meses de maio, junho e julho.

 

Confira abaixo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:

 

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
- Profissionais da saúde;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores e trabalhadores do ensino básico e superior;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Trabalhadores das Forças Armadas;
- Trabalhadores das forças de segurança e salvamento;
- Pessoas em situação de rua;
- População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

 

Para receber a vacina, todos devem apresentar documento com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver). Além disso, para a vacinação de crianças é necessário levar a carteirinha de vacinação. Pessoas com comorbidades devem fornecer documentação que comprove a condição, como receita ou solicitação médica, enquanto que profissionais devem apresentar identificação do local de trabalho, seja por meio de crachá ou holerite.

 

Prevenção
 

Além da vacinação, orienta-se a adoção da etiqueta respiratória para a redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias de grande infectividade, como o vírus da gripe. As medidas incluem lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel (principalmente antes de consumir algum alimento), utilizar lenço descartável para a higiene nasal, cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
 

Também é indicado não compartilhar objetos de uso pessoal, bem como manter os ambientes bem ventilados, evitar aglomerações e ambientes fechados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos.
 

Serviço

 
Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. O Ambulatório da Criança e do Adolescente está localizado na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro.