Lixo Zero

icone conceito lixo zero

como se tornar lixo zero

sobre lixo zero

 

Conceitos

 

piramide

 

 

Na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, Lei nº 12.305/2010, não aparece nenhuma vez a palavra “lixo”, e sim resíduos e rejeitos. Mas o conteúdo da Política Nacional de Educação Ambiental, se refere à comunicação social dizendo: “produzir conteúdos com linguagem adequada”. Baseados na Resolução do CONAMA* 422/2012), é que assumimos o termo LIXO, que associada à palavra ZERO, facilita a compreensão de maneira geral, de todas as pessoas, indiferentemente ao nível de escolaridade. A interpretação e compreensão são imediatas.

 

 

 

 

 

Pedagogicamente, nós explicamos que:

Resíduos recicláveis são: papéis, papelões, plásticos, vidros, metais, isopor, embalagens longa vida e aerossóis.

Resíduos orgânicos são: cascas de frutas, legumes e ovos, talos e folhas de verduras, borras de cafés e chás, restos de alimentos. Folhas e galhos secos, capim e podas em geral.

Rejeitos são: dejetos que não podem ser reciclados e nem compostados, tais como: papéis higiênicos, absorventes, fraldas, camisinhas, algodão, cotonetes, restos de varrição e papéis, papelões e plásticos engordurados.

residuario

 

Então perguntamos: e o que é lixo?

Lixo é quando colocamos os recicláveis, orgânicos e rejeitos tudo junto e misturado em um único recipiente. Com isso os resíduos orgânicos e rejeitos contaminam os recicláveis, inviabilizando o processo de reciclagem, e o inverso é verdadeiro, os recicláveis e rejeitos contaminam os resíduos orgânicos inviabilizando a compostagem.
É contra esse crime ecológico, ambiental e econômico que implantamos o Programa Lixo Zero Guarulhos.
Pautados no Programa Municipal de Educação Ambiental para a Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos - ProEA_GSRS  de Guarulhos, podemos afirmar que Lixo Zero é:
“Priorizar os temas sobre consumo responsável e sustentável com combate ao desperdício e contemplando a hierarquia das prioridades de não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos e disposição/descarte apenas dos rejeitos, de forma ambientalmente adequada, processo que se traduz na minimização do aterramento, na máxima segregação de resíduos nas fontes geradoras, no tratamento dos resíduos orgânicos através da compostagem e/ou afins e na valorização dos resíduos, tendo neste processo a inclusão dos catadores, artesãos, compostores e agricultores urbanos, periurbanos e familiares com geração de trabalho e renda."

 

Quer saber sobre o movimento do Lixo Zero no Brasil? 
Acesse o site do  Instituto Lixo Zero Brasil.

 

COMO SE TORNAR LIXO ZERO ? - ATITUDES NO DIA A DIA
 
CONSUMA PARA VIVER NÃO VIVA PARA CONSUMIR

 

O primeiro passo para se tornar Lixo Zero é evitar ao máximo a geração de resíduos, e esse processo se inicia na hora da compra. O consumidor que reflete o que vai comprar (se é por necessidade ou por desejo), diminui os impactos negativos na natureza. Essa preocupação torna o consumidor CONSCIENTE e mais responsável pelas consequências do seu consumo.

Antes de comprar, habitue-se a fazer essas seis perguntas:

•    Por que comprar?
•    O que comprar?
•    Como comprar?
•    De quem comprar?
•    Como usar?
•    Como descartar?

Consumo consciente ou responsável, não é deixar de consumir. Acompanhe a nossa programação e participe das oficinas e palestras sobre “Atitudes Lixo Zero”, onde damos várias dicas importantes para quem quer ter um estilo de vida mais sustentável.

 
Pare e Separe

A geração de resíduos é inevitável, o importante é separá-los e dar a destinação ambientalmente adequada, minimizando ao máximo o lixo que é colocado no caminhão da coleta domiciliar,  que passa regularmente na sua rua.
Tudo que é colocado nesse caminhão, resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos tudo junto e misturado, é o que chamamos de LIXO, porque os resíduos orgânicos e rejeitos contaminam os recicláveis, inviabilizando a reciclagem, e os recicláveis e rejeitos contaminam os resíduos orgânicos inviabilizando a compostagem. O destino do caminhão do lixo é um só: o Aterro Sanitário.
Muitas pessoas acham que antes de serem aterrados, os resíduos são separados por catadores, mas isso não acontece, primeiro por uma questão de dignidade humana, já que ninguém merece colocar as mãos no lixo e depois, como já explicamos, todo o material está contaminado, inviabilizando a sua comercialização.
Para ser LIXO ZERO, precisamos ter, no mínimo, três recipientes para separar todos os resíduos gerados, seja em casa, na escola, empresas, igrejas, associações, ou seja, em qualquer lugar que geremos resíduos.  
 

reciclavel lixo zero

 

organico lixo zero

 

rejeito

Recipiente para RECICLÁVEIS - coloque nele os papéis, papelões, plásticos, metais, isopor, embalagens longa vida e aerossóis.

Vidros inteiros ou quebrados: Proteja para que não machuquem ninguém. Cuidado! Identifique e deixe ao lado dos recicláveis.

Encaminhe para: Coleta seletiva - para saber qual dia que passa na sua região clique aqui!

 

Recipiente para orgânicos (de preferência com tampa): usado para separar os resíduos orgânicos. Deixe em cima da pia da cozinha para colocar as cascas de ovos, frutas,  legumes, talos e folhas de verduras, borras de café e chá, restos de comidas.

Destinar para a compostagem, com ou sem minhocas. É uma atitude louvável e que deve ser incentivada, pois devolve à terra o que é da terra e alimentar a terra que nos alimenta é uma forma ancestral de cuidar dos nossos resíduos orgânicos.

A compostagem pode ser com ou sem minhocas, e dessa forma você produzirá seu próprio adubo que usará em vasos, jardins e hortas.

Quem quiser aprender a compostar e a plantar se liga na programação mensal do Programa Lixo Zero Guarulhos e inscreva-se em um dos nossos cursos e oficinas 

 

Recipiente para rejeitos: - ou seja, são resíduos que não tem jeito, não podem ser reciclados e nem compostados, como: papel higiênico, fraldas e absorventes usados, cotonetes, camisinhas, embalagens engorduradas ou sujas de sangue de carnes.

Destinar para o Aterro Sanitário.
Para saber os dias e horários das coletas de lixo no seu bairro, clique aqui!

 

Outros materiais

 

oleo de cozinha

 

lampada

Óleo de cozinha usado

Ao esfriar coloque em uma garrafa Pet, feche bem.

Destinar para: Coleta seletiva. Muitos catadores cooperados ou não coletam esse resíduo. 

 

Pilhas, baterias e lâmpadas:

São itens da logística reversa (lei 12.305/2010), considerados resíduos perigosos, que os usuários devem destinar aos pontos de coleta existentes na cidade. Confira os locais acessando o link  www.greeneletron.org.br

 

Eletrônicos, Eletrodomésticos, móveis velhos e entulho: Procure o ECOPONTO mais próximo (clique aqui e saiba mais)

 

 SOBRE O LIXO ZERO GUARULHOS

 

O Programa Lixo Zero da Prefeitura de Guarulhos é coordenado pelo Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos, através das Divisões de Educação Ambiental e Mobilização Social que de forma democrática e participativa realizam projetos, campanhas, ações, eventos, cursos, oficinas, treinamentos, intervenções culturais e artísticas, e outras atividades que  procuram sensibilizar, informar, ensinar, orientar e engajar a população, visando implantar hábitos e atitudes mais sustentáveis a partir do consumo responsável e do gerenciamento de seus resíduos.
 
Está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS estabelecidos pela ONU e  as seguintes legislações vigentes: 
•    Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.
•    Política Estadual de Resíduos Sólidos; 
•    Política Nacional de Educação Ambiental.
•    Política Estadual de Educação Ambiental.
•    Plano Diretor de Resíduos Sólidos de Guarulhos. 
•    Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, 
•    Programa Municipal de Educação Ambiental para a Gestão Sustentável dos Resíduos Sólidos
•    Lei Municipal  7.572/2017 e seu Decreto regulamentador 36.305/2019.
 
Tem as seguintes diretrizes:
•    Orientar e divulgar a coleta seletiva, os Pontos de Entrega Voluntária - PEVs e o Cata Treco; 
•    Ensinar, orientar e fomentar a compostagem e agricultura urbana;
•    Combater os pontos de descarte irregular;
•    Destinar corretamente o rejeito através da coleta do resíduo domiciliar;
•    Incentivar e incluir catadores de materiais recicláveis, artesãos, composteiros e agricultores urbanos na geração de trabalho, renda e empreendedorismo, minimizando o aterramento dos resíduos sólidos. 
 
Para saber mais sobre o Programa Lixo Zero Guarulhos, acesse o relatório de atividades de 2017 / 2020 - clique aqui!
Estamos em sintonia com o calendário pedagógico do Instituto Lixo Zero Brasil, principalmente na realização da Semana Lixo Zero Guarulhos (Lei Municipal 7.771/2019)

 
Whatsapp Lixo Zero Guarulhos: (11)97790-1120
Salve na sua lista de contatos e faça parte dos nossos grupos: 

 
•    Grupo Lixo Zero Guarulhos: para receber informações de tudo que acontece sobre Lixo Zero em Guarulhos, no Brasil e no mundo. Para ingressar neste grupo clique aqui!
•    Composteiros de Guarulhos: para trocar experiências, tirar dúvidas sobre compostagem e agricultura urbana. Para ingressar neste grupo clique aqui!
•    Escola Lixo Zero: informar tudo que acontece na cidade, Brasil e no mundo sobre os conceitos lixo zero nas escolas. Conectar cozinheiras, professoras, coordenadoras, gestoras e toda comunidade escolar de escolas públicas (municipal e estadual) e privadas. Para ingressar neste grupo clique aqui!