Agricultura Urbana

AGRICULTURA URBANA, PERIURBANA E FAMILIAR

Trata-se de um Programa de incentivo a Agricultura Urbana, Periurbana e Familiar, através de ações de assistência técnica e extensionismo rural, que envolvam capacitação, qualificação e treinamento de produtores agrícolas familiares e ou urbanos bem como apoio à organização empreendedora, produção, distribuição, comercialização e consumo de gêneros agrícolas.

O PROGRAMA MUNICIPAL DE AGRICULTURA URBANA, PERIURBANA E FAMILIAR, se estende por duas vertentes distintas, porém interligadas no que concerne à assistência técnica, capacitação e sistema de produção, de um lado temos o PROJETO HORTAS URBANAS e do outro o PROJETO PRODUÇÃO AGRÍCOLA SUSTENTÁVEL.

 

HORTAS URBANAS:

Farmácia Viva – Hortas terapêuticas implantadas nas UBSs do Municipio em parceria com o Programa Ambienta Saúde da Secretaria de Saúde,

Hortas Escolares: Hortas implantadas nas Escolas municipais em parceria com a SECEL.

Hortas Comunitárias: Hortas instaladas em áreas urbanas públicas ou não com os objetivos de fomentar e ressignificar as paisagens urbanas com cultivo de hortaliças orgânicas pela própria população.

Plantio em Pequenos Espaços: Fomento ao cultivo doméstico de hortaliças através de Oficinas e Cursos onde são ministradas técnicas de agricultura e transferência de tecnologias para os cultivos horizontais e verticais de hortaliças orgânicas em quintais e varandas.

 

AGRICULTURA FAMILIAR

 

agricultura familiar

 

O Programa oferece através dos Técnicos da Divisão de Agricultura Urbana orientação técnica em Agricultura Orgânica. Preparando os Agricultores para fornecerem às Feiras Orgânicas, bem como aos projetos de compras institucionais como Alimentação escolar e Banco de Alimento

Equipamentos de venda a varejo de produtos orgânicos certificados e ou autenticados e acompanhados pela Equipe da Divisão de Agricultura Urbana.

 

 

 

 

 

feira organica

- Feira Orgânica do Parque Fracalanza - Quartas-Feiras das 07h às 13h

-  Feira Orgânica da Praça IV Centenário - Centro - Sábados das 07h às 13h