Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas

encontro  lx melhores práticas

 

Tem como objetivo dar visibilidade às melhores práticas que aconteceram na cidade para fortalecer o conceito Lixo Zero, tais como ações de educação ambiental formais e não formais, reúso, reciclagem, compostagem, agricultura urbana e as novidades em relação às tendências de consumo e de mercado. Apoiar e valorizar os empreendedores socioambientais, agentes de mudança, visando mostrar à sociedade grandes exemplos de que essa mudança é possível e inspiradora.

 

 

   

 

programação melhores praticas

 

DIA 5 DE JUNHO DE 2023

 

9h - Cerimônia de abertura - Guarulhos Rumo ao Lixo Zero

Aniversário 7 anos do PLZG

Apresentação musical

Local: Salão de Artes 

10h - Audiência pública do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos de Guarulhos - PGIRS - Espaço 1 e Apresentação da agricultura urbana e familiar de Guarulhos

Local: Cineclube

10h - Apresentação: “Agricultura Urbana e Familiar de Guarulhos”

Com Carlos Artur Salgado - Técnico Agrícola da Secretaria de Serviços Públicos

10h30 - Painel Agricultura Urbana:

  • Instituto Casa Cairo Pimentas
  • UBS Vila Fátima / Projeto Cultive a Horta
  • EE Odete Fernandes
  • Agricultor Orgânico
  • Feira Orgânica
  • Centro de Inovação Tecnológico de Guarulhos - CITIG

Local: Salão de Artes

 

12h30 – Intervalo

 

13h30 - Painel Sensibilização e Educação Ambiental

  • Ong Associação Ação Vida
  • Câmara Municipal de Guarulhos
  • ONG INSTITUTO ACERVO
  • Artista Plástico Roberto Farias

Local: Salão de Artes

 

13h30 - Painel Biodigestor e Compostagem

  • Gaiatec Sistemas
  • Biblioteca Monteiro Lobato
  • Condomínio Aritana

13h30 - Painel Redução, Reúso e Reciclagem

  • Guarulhos Sucata
  • Multiplus Recicladora de Gesso
  • UTEP do Brasil
  • Dibpel
  • Damapel Indústria Comércio e Distribuição de Papéis Ltda
  • ADN Bio
  • Reciclagem e Recondicionamento de Eletrônicos
  • RECITOTAL
  • Três Corações
  • Pragma - Soluções práticas, resultados sustentáveis.
  • ANCAT
  • Cooperativas de Materiais Recicláveis de Guarulhos


DIA 6 DE JUNHO DE 2023

 

9h – Espetáculo teatral: Fim que vira começo que vira

Produção: RN Produções Artísticas e Espaço Urbano
Patrocínio: Tetra Pak

9h30 – 

Painel Escolas Rumo ao Lixo Zero

  • Escola Aroeira
  • EE Odete Fernandes Pinto Silva
  • EE Celso Piva
  • EPG Celso Furtado

Convidado Especial:

 Colégio Agostiniano Mendel - Primeira escola com certificado de “Rumo ao Lixo Zero” da Região Metropolitana de São Paulo.

Networking:

 Momento para trocas de contatos e ampliar rede de relacionamento de negócios.

 

12h – Encerramento

 

regulamento melhores praticas

 

1. Apresentação

A Prefeitura de Guarulhos realizará, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, o Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas, que tem por objetivo dar visibilidade às boas práticas que acontecem na cidade em relação aos temas ligados ao conceito do Lixo Zero, para que sirvam de inspiração para toda a comunidade.

 

2. Do Evento

O Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas é uma ferramenta para dar luz às iniciativas que nos mostram que nossa sociedade está a caminho da sustentabilidade. Pessoas, empresas, instituições que mudaram seu comportamento em relação aos resíduos, assumindo responsabilidade frente a esse problema mundial. A ideia é reconhecer, valorizar e divulgar organizações, projetos, ações ou indivíduos que sejam exemplos ou que tenham influência com suas ações no que diz respeito àgestão sustentável dos resíduos sólidos. Todos devem ser representantes da cidade. A participação é gratuita.

O Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas faz parte do módulo Eventos do Curso Escola Lixo Zero 2023.

 

3. Objetivo

Apresentar resultados de projetos e boas práticas executados por pessoas físicas e/ou jurídicas, que contemplem os conceitos do Lixo Zero e cujas ações contribuam com soluções e alternativas relacionadas à questão do lixo e dos resíduos, visando a  melhoria da qualidade de vida dos moradores de Guarulhos.

Painelistas - Os inscritos selecionados para o Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas para apresentarem seus casos.

Moderadores - São pessoas que dominam o assunto do painel, que coordenarão e moderarão as apresentações.

Público Alvo: Sociedade em geral, alunos de escolas e de universidades, além de organizações envolvidas nos painéis.

 

4. Categorias

Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas será dividido em painéis temáticos. Dentro do horário estipulado na programação, cada painelista terá 10 minutos para apresentar seu(s) caso(s) e 20 minutos para todos os painelistas da categoria responderem as perguntas.

 As categorias dos painéis são:

4.1 - Educação Ambiental e Sensibilização (práticas educativas realizadas fora do ambiente escolar)

4.2 - Redução, Reuso e Reciclagem

4.3 - Compostagem e Agricultura Urbana (hortas)

4.4 - Escolas Rumo ao Lixo Zero

 

5. Feira de Boas Práticas

5.1 – Da organização

Como o principal objetivo do evento é mostrar bons exemplos de ações e/ou mudanças de hábito realizados por pessoas físicas, empresas ou instituições, os inscritos para o Encontro Lixo Zero Guarulhos - Melhores Práticas, poderão participar da Feira de Boas Práticas, desde que contemplem este regulamento.

Expositores: Os projetos inscritos e selecionados para exporem seus trabalhos na Feira de Boas Práticas.

5.2 – Da Estrutura

            Os expositores deverão levar as estruturas necessárias para a apresentação do seu projeto, que ocupem no máximo 2 m².

5.3 - Do Local

            A exposição acontecerá no Salão de Artes do Centro Municipal de Educaçãoal Adamastor, na avenida Monteiro Lobato, 734 - Macedo

5.4 - Network

Não será permitida a venda de produtos no local, porém, pode ser uma ótima oportunidade para ampliar a rede de relacionamentos e de contatos.

5.5 -Data

            Os interessados poderão expor no dia 5 de Junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e o aniversário do sétimo ano do Programa Lixo Zero Guarulhos.

           

6. Inscrição de projetos

6.1 - As inscrições deverão ser realizadas através do Portal Lixo Zero Guarulhos (http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/), até 23h59 do dia 26/05/2023.

6.2 - O autor deverá preencher a ficha de inscrição online. Para efetuar a inscrição é necessário estar com o projeto escrito pronto, salvo em PDF, contendo:

  • Título;

  •  Autor(es);

  • Resumo do projeto e ou ação (contendo data e local da realização);

  • Objetivo, e

  • Descrição do projeto, benefícios e/ou resultados.

ATENÇÃO! No ato da inscrição é necessário incluir até três fotos incluídas no PDF ou mandadas separadamente, a fim de comprovar a sua realização.

6.3 - O autor deverá apontar em qual categoria deseja inscrever seu projeto.

6.4 - Menores de 18 anos deverão ser inscritos por seu responsáveis legais.

6.5 - A responsabilidade jurídica pelo projeto caberá unicamente aos autores, isentando-se a Comissão Executiva no caso de cópia, plágio ou quaisquer outras implicações jurídicas.

 

7. - Critérios de avaliação dos projetos

Só serão avaliados os projetos que já foram ou são praticados. Não será permitida a participação de projetos que ainda não foram consolidados.

7.1 - Nível de intersetorialidade: grau de envolvimento da comunidade, bem como de outras pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado;

7.2 - Potencial de replicação: possibilidade de continuidade da ação e da ampliação de seus resultados para outras situações ou localidades.

7.3 - Impacto socioambiental: grau de modificação positiva alcançado no meio social e natural sobre o qual incide o projeto.

7.4 - Sustentabilidade: possibilidade de que o projeto seja viável em sua aplicação da perspectiva ambiental, econômica e social.

7.5 - Somente serão avaliados projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas residentes ou instaladas em Guarulhos e cujos resultados repercutem positivamente na cidade.

7.6 - A Curadoria será composta por indicados e convidados pelo Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos.

7.7 - Projetos expostos no(s) ano(s) anterior(es) deverão comprovar novas ações e resultados, a fim de poderem participar desta nova edição.

 

8. Audiência pública da revisão e atualização do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos De Guarulhos

 

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizará audiência pública de Revisão e Atualização do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Guarulhos (PGIRS), que tem como objetivo apresentar a minuta de revisão e propiciar oportunidades para receber contribuições e receber propostas da população em geral.

8.1 - O evento acontecerá no dia 05 de junho de 2023, às 10 horas, no Cine Clube do Centro Municipal de Educação Adamastor,na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, 07112-000, Guarulhos, SP.

8.2 - As inscrições que precederem o credenciamento de participação da população na audiência pública serão realizadas através do email  limpezaurbanapmg@gmail.com, até as 23h59 horas do dia 2 de junho de 2023.

8.3 - As inscrições para manifestações deverão ser confirmadas através de assinaturas na lista de presença no dia da audiência, até às 9h45.

8.4 - As propostas de alteração da minuta de revisão e atualização do PGRs devem ser encaminhadas por escrito através do formulário que está no site oficial da Prefeitura de Guarulhos https://www.guarulhos.sp.gov.br/form/plano-municipal-de-gestao-integr, ou pelo e-mail limpezaurbanapmg@gmail.com,  ou entregues pessoalmente na audiência pública, as quais poderão ser defendidas através de manifestações orais durante as audiências públicas

8.5 - São condições para a manifestação oral o credenciamento; (inscrição antecipada por e-mail) e a assinatura na lista de presença. A ordem de apresentação oral será por ordem cronológica, de inscrição.

8.6 - As propostas de alteração de texto da minuta serão encaminhadas para a equipe técnica responsável, onde serão analisadas e, conforme pertinência, contempladas ou não. Todas as propostas de alteração de artigo serão disponibilizadas no site da Secretaria de Serviços Públicos juntamente com sua justificativa de aceite ou recusa, bem como serão publicadas no Diário Oficial do Município.

8.7 - O resultado consolidado da revisão do PGIRs será publicado através de decreto regulamentador.

 

9. CRONOGRAMA

 

INSCRIÇÕES ENCONTRO DE MELHORES PRÁTICAS: até 26/05/2023

AVALIAÇÃO: 26 a 29/05/2023

RESULTADOS: 30/05/2023 no www.guarulhos.sp.gov.br/lixozero

 

INSCRIÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA: às 23:59 h de 02/6/2023

 

ODS