Banner

Prefeitura de Guarulhos

Você está em:

Notícias

Saúde na Escola realiza a 1ª Mostra de Experiências Exitosas

Desenvolvido no município desde 2006 e pactuado com o Ministério da Saúde em março deste ano, o Programa Saúde na Escola já tem rendido bons frutos à cidade. Os resultados dessa parceria bem-sucedida entre Saúde e Educação puderam ser conferidos de perto na 1ª Mostra de Experiências Exitosas, que aconteceu na terça-feira (13), no Teatro Adamastor (Centro).

 

A 1ª Mostra de Experiências Exitosas do Programa Saúde na Escola reuniu um total de 19 trabalhos que estão sendo desenvolvidos na cidade. Todos serão expostos em forma de banners e oito que contemplaram com maior eficácia os critérios do regulamento, sendo dois de cada uma das quatro regiões de saúde, serão objeto de apresentação presencial.

Dentre os critérios avaliados destacam-se a realização em sistema de parceria, a quantidade de participantes envolvidos, a abrangência e a continuidade das ações, bem como a capacidade de aplicação da experiência em outros espaços. Os oito que contemplaram de forma mais eficaz esses requisitos receberão uma máquina fotográfica como incentivo para a continuidade do projeto e para registrar as próximas atividades. Contudo, todos os trabalhos serão condecorados com menção honrosa.

Trabalhos selecionados:

Trilha Urbana: “Trilha Urbana”, realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Munhoz em parceria com a Escola Estadual Marechal Carlos Machado Bittencourt, também ficou entre os cinco finalistas de concurso estadual e será premiado no 4º Forum de Promoção da Saúde do Estado de São Paulo, no próximo dia 14. O trabalho tem por objetivo mobilizar os alunos do ensino fundamental II para a cidadania e educação ambiental.

Blog: a UBS Itapegica junto com a Escola Municipal José Jorge Pereira e com as escolas estaduais Érico Veríssimo e Rotary desenvolveram um blog, cujo objetivo é dialogar abertamente com os adolescentes, família e comunidade.  Por meio da disponibilização de o acesso anônimo, os adolescentes podem fazer perguntas sobre os mais diversos temas e as respostas são enviadas pelos profissionais técnicos. O blog (usfitapegica.blogspot.com e                    http://www.formspring.me/usfitapegica) teve inicio em 11 de setembro passado e já registrou mais de três mil acessos.

Diagnóstico e prevenção da hipertensão arterial em crianças e adolescentes:o trabalho da UBS Rosa de França e da Escola Estadual Professor José Roberto Friebolin consiste na avaliação antropométrica e de pressão arterial, com análise do estado nutricional e encaminhamento para acompanhamento de saúde dos estudantes com alterações. Dentro dessa proposta já foram efetuadas 551 medições de pressão arterial, sendo que 24,5% foram consideradas alteradas após três aferições.

Captação dos adolescentes para a promoção de saúde e prevenção de doenças, uma parceria que deu certo: esse projeto da UBS Cabuçu e da Escola Estadual Maria Helena Faria Lima e Cunha tem como meta levar informações de saúde aos adolescentes, para que eles possam cuidar melhor de seu corpo, de sua sexualidade, a fim de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, orientar sobre a gravidez segura, higiene pessoal, e esclarecimento de dúvidas gerais.

Educação em Saúde na Adolescência: um Desenvolvimento Responsável: o trabalho desenvolvido pela UBS Seródio em parceria com a Escola Estadual Professor Hernani Furini visa fortalecer o vínculo entre Saúde e Educação e trabalhar a sexualidade na adolescência, oferecendo informações sobre métodos de contracepção, doenças sexualmente transmissíveis, atividade física, alimentação saudável, além de oferecer avaliação clínica.

Educação Nutricional no Ambiente Escolar: realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família Santos Dumont junto com as escolas municipais Vereador Gilmar Lopes, Darcy Ribeiro, Álvaro Mesquita, Vinícius de Moraes e Amélia Duarte da Silva, e estaduais Antonio Rosas da Silva Galvão, Ponte Alta III, Professor Mário Bombassei Filho, Maurício Nazar e Parque Santos Dumont, o projeto tem por objetivo incentivar a alimentação saudável.

Até o momento a iniciativa já realizou 15 grupos com os pais e responsáveis em seis escolas, 28 grupos com alunos e professores para debate nutricional em cinco escolas, e 10 grupos para montagem de pratos com os alunos em três escolas.

Rastreamento e monitoramento dos indicadores de saúde e nutrição: desenvolvida pela UBS Jacy em parceria com a Escola Municipal Herbert de Souza, a iniciativa já avaliou 837 crianças de cinco a 11 anos de idade, entre março e junho deste ano. Os resultados desta amostra  demonstraram alterações na avaliação nutricional de 493 crianças, sendo que 132 apresentaram obesidade, 151 sobrepeso, e 210 magreza.

Falando sobre sexualidade, promoção e prevenção: o trabalho da UBS Marcos Freire e da Escola Municipal Pixinguinha consiste na utilização do espaço escolar durante o período de Horas de Trabalho Pedagógico, quando a maioria dos professores e administração escolar participa das oficinas. Os temas abordados durante as oficinas temáticas incluem planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis- Aids, imunização, cuidados com o corpo, doenças de notificação compulsória, adolescência e cuidados com a voz. 

 

E-mail Imprimir