16° Encontro dos Povos Indígenas de Guarulhos terá vivências, artesanato e comidas típicas em agosto

Quinta, 10 de Agosto de 2023 - 12:29

A Prefeitura de Guarulhos promove o 16º Encontro dos Povos Indígenas, com o tema “Pertencimento, Territórios e Direitos”, nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto. A cerimônia de abertura será quinta-feira (17), às 14h, no auditório do Paço Municipal, no Jardim Bom Clima, com a palestra “Políticas Públicas para Indígenas em Contexto Urbano”, ministrada por Lavinia Santos de Souza Oliveira, enfermeira graduada na USP com especialização em saúde pública pela ENSP/Fiocruz e doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

A cerimônia contará com a presença de indígenas de diversas etnias residentes no município, atividade especial com alunos da rede municipal de educação e distribuição de mudas de plantas.

Das 8h do dia 18 às 23h do dia 19, ininterruptamente, o Espaço Multiétnico Filhos desta Terra (avenida Benjamin Harris Hunnicutt, 4.112, Cabuçu) recebe indígenas de São Paulo e de outros estados e convidados para vivenciarem uma rica experiência com momentos de oração, rodas de canto e de dança. O evento é gratuito e aberto ao público, que poderá participar das atividades, apreciar e comprar artesanato e comidas típicas.

Feira dos Povos Indígenas

No domingo (20), a partir das 9h30, acontece a Feira dos Povos Indígenas com apresentações culturais, rituais indígenas, cantos, danças, exposição e venda de produtos artesanais na tenda verde do Bosque Maia. A programação é aberta à população. São esperadas as presenças de mais de dez etnias, dentre elas Wassú Cocal, Pankararé, Pankararú, Pataxó, Tupinambá e Xucuru.

A iniciativa visa a promover a cultura indígena da população que reside no município. É coordenada pela Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos.

Em Guarulhos, segundo o censo de 2010, vive uma população de 1.434 indígenas e 14 povos, distribuídos por todo o território do município.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Comemorado em 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994 para homenagear e reconhecer as tradições dessa população e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas.

Em Guarulhos foram instituídas as UBS Cabuçu e Soberana e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Acácio como unidades de referência para o atendimento dos indígenas a fim de garantir a essa população o acesso integral à saúde, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único da Assistência Social (Suas), contemplando sua diversidade sociocultural, oferecendo escuta e atendimento qualificados, reconhecendo a história, valorizando a tradição e o respeito aos costumes das etnias.

Imagem: Divulgação/PMG