21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Terça, 25 de Janeiro de 2022 - 14:08

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído em 2007 por meio da lei 11.635, é um importante momento para dar visibilidade à luta pelo respeito a todas as religiões com o objetivo de promover a tolerância e o diálogo entre elas. É um marco na luta da liberdade religiosa e convida a população a refletir sobre a importância da diversidade das tradições e crenças na construção cultural e histórica do nosso país, que abriga as mais diversas religiões, com tradições e doutrinas diferentes. Reafirma a necessidade de respeitarmos o direito à liberdade de culto religioso e estabelecermos uma convivência pacífica entre os adeptos de credos distintos.

 

A intolerância religiosa consiste na violação do direito fundamental de liberdade de crença e exercício de culto religioso, assegurado na legislação brasileira. O combate à desinformação é uma das principais ferramentas na luta pelo fim da intolerância religiosa, pois, por meio do conhecimento, é possível romper as barreiras do preconceito e assegurar a todos o livre exercício de seus credos. Portanto, torna-se importante promover espaços e eventos dedicados a sensibilizar, informar e debater o tema com a população, sendo essencial o envolvimento da sociedade civil para que assim seja possível alcançar o respeito a todas as religiões. É necessário informar a população sobre a importância da tolerância a todo tipo de culto. A informação é a principal ferramenta para esse trabalho.

 

A celebração dessa data é um convite às religiões do mundo todo para uma convivência pacifica e fraterna, um incentivo para uma reflexão sobre a situação das nossas tradições e crenças e o quanto podemos colaborar para um mundo melhor.