400 pessoas participam da comemoração do Dia da Pessoa Idosa no Adamastor

Segunda, 02 de Outubro de 2023 - 17:40

Aproximadamente 400 pessoas da terceira idade participaram da comemoração do Dia Internacional da Pessoa Idosa, promovido pela Prefeitura de Guarulhos nesta segunda-feira (2) no Adamastor. O prefeito Guti participou da abertura do evento, cuja programação ocorreu durante todo o dia e incluiu apresentações de dança com grupos da terceira idade da Academia na Praça 60+ e dos Centros de Convivência do Idoso (CCIs), palestras de parceiros sobre nutrição e cuidados com a visão e a entrega do Selo Amigo da Pessoa Idosa, premiação do Acolher Instituto, para 28 projetos voltados ao cuidado das pessoas acima de 60 anos.

“A população está com expectativa de vida maior, vivendo mais e mais ativa porque a medicina está evoluindo. E precisamos cada vez mais desenvolver políticas públicas e programas para que essas pessoas tenham mais qualidade de vida”, destacou Guti, que fez também um balanço das ações dirigidas ao segmento, como os 28 polos Academia na Praça 60+, o Centro Dia do Idoso, os dois CCIs, o Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi) e as seis Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) conveniadas à Prefeitura.

Já o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, reverenciou a turma da terceira idade. “Marcamos essa data internacional com o respeito ao idoso e nossa luta é pelo seu bem-estar e autonomia”, disse o gestor.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como 1º de agosto com o objetivo de conscientizar a população sobre as necessidades da terceira idade. “É um dia para refletir e sensibilizar a sociedade sobre a importância do envelhecimento ativo e saudável”, observou o subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair.

Exalando energia e alegria, a moradora do Jardim Munira Sueli Galvão Gusmão, de 60 anos, participou da apresentação de dança do projeto Academia na Praça 60+. “Amei me apresentar. Faz quase um ano que faço ginástica no projeto. Não vou parar mais, pois me faz um bem enorme”, revelou a aposentada, que, após o ingresso no polo, não teve mais crises de ansiedade.

A cerimônia contou ainda com as presenças do secretário de Governo, Edmilson Americano, do vice-prefeito, Professor Jesus, do chefe de Gabinete, Maurício Segantin, do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, além de membros dos legislativos estadual e municipal.

Premiação

Desde 2018 o Selo Amigo da Pessoa Idosa premia projetos de empresas, organizações sociais e pessoas físicas em reconhecimento às boas práticas que contribuem para o cuidado e a dignidade da pessoa idosa.

A presidente do Acolher Instituto, Zina Costa, entregou o prêmio ao prefeito Guti pelo trabalho em prol da pessoa idosa. “Acredito que estamos conquistando ano a ano mais visibilidade para aqueles que fazem a diferença na vida da pessoa idosa. Buscamos valorizar, identificar as necessidades e enaltecer a dignidade e o respeito às pessoas com mais de 60 anos”, afirmou Zina.

Atendimento ao público

No Adamastor o público pôde fazer exames de vista com a equipe do projeto Boa Visão, avaliação de índice de massa corporal (IMC) e medir a pressão arterial com integrantes da Faculdade Anhanguera.

“Antes os idosos eram esquecidos na sociedade. Hoje vivemos mais porque há muita atividade para a gente. Só não faz quem não quer”, disse Rosalina Alves dos Santos, de 65 anos, que vive no Jardim Paraventi e aproveitou a oportunidade para assistir às apresentações de dança, checar a pressão e fazer os demais testes de saúde disponíveis no local.

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/23677