6ª Semana Lixo Zero Guarulhos começa com diversas atividades no Adamastor

Segunda, 24 de Outubro de 2022 - 19:04

A 6ª. Semana Lixo Zero Guarulhos, evento que reúne as melhores ações e projetos para a redução do volume de resíduos sólidos gerados na cidade, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (24), no auditório do Centro Municipal de Educação Adamastor, no Macedo. O evento teve público diversificado, que assistiu a palestras, exposição de artesanato feito com reaproveitamento de resíduos têxteis, oficina de costura reta com reaproveitamento de resíduos, apresentação do coral formado por alunos da Escola da Prefeitura de Guarulhos Celso Furtado e entrega de chancelas Lixo Zero.

O prefeito Guti participou da cerimônia e falou aos presentes sobre a importância da coleta seletiva na cidade. “Guarulhos é uma das cidades do Estado que oferece serviço de coleta seletiva em 100% do território. Esse foi um passo fundamental para concretização das metas do programa Lixo Zero quanto à redução do volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, algo fundamental para o avanço da sustentabilidade em nosso município. Agradeço a todos que colaboram com este ideal, seja promovendo pequenas mudanças de hábito em suas casas ou ainda com ações de maior abrangência na comunidade”, afirmou o chefe do Executivo.

Para Rodnei Minelli, secretário de Serviços Públicos, o evento ajuda a a reforçar a importância das boas práticas estabelecidas pelo tema com enfoque principal na coleta seletiva de recicláveis e orgânicos. "Atingimos em maio passado 100% do território habitado da cidade com o serviço de coleta seletiva. Na mesma esteira, buscando a sustentabilidade, também colocamos a serviço da população o Cata Treco, que há cada final de semana percorre bairros da cidade recolhendo móveis velhos, colchões, produtos eletrônicos e madeira. Também estamos em franca expansão nas unidades do Ecoponto. Já temos 26 em funcionamento e até o final deste ano entregaremos mais duas unidades à população. Porém, nada disso traz o resultado esperado se não tivermos o engajamento das pessoas  separando seus resíduos e entregando os recicláveis nos dias corretos da coleta seletiva ou nos ecopontos. É fundamental que a população saiba que tem responsabilidade sobre o resíduo que gera e, desta forma, colabore com a reciclagem dos mesmos", afirma o gestor..

Programação

A programação da 6ª. Semana Lixo Zero teve início na última sexta-feira (21) com atividades em escolas, universidades, praças, condomínios, empresas, entre outros locais.  Nesta terça-feira (25), a agenda começa às 9h com a palestra aberta Semeando Boas Sementes, ministrada na Associação Cristã de Moços (ACM) Uirapuru (rua Crato, 197). No mesmo horário, o programa Reciclação Guarulhos tem Coleta Seletiva e a Câmara Municipal, realiza apresentação no plenário da Câmara Municipal de Guarulhos (avenida Guarulhos, 845 – Vila Vicentina).

A sequência da programação até a próxima sexta-feira (28) está disponível na página www.guarulhos.sp.gov.br/lixozero/semana-lixo-zero.

Imagens: Ivanildo Porto/PMG