9ª Conferência Municipal de Saúde tem início nesta sexta-feira na UNG

Quinta, 09 de Fevereiro de 2023 - 16:37

Após a realização de palestra magna e de quatro pré-conferências que contaram com a participação de cerca de 600 pessoas para a eleição de delegados e a elaboração de 480 propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a Prefeitura dá início à 9ª Conferência Municipal de Saúde (CMSG) nesta sexta-feira (10), das 18h às 21h, na Universidade Guarulhos (UNG).

A abertura contará com duas palestras sobre os eixos e o tema da conferência, que neste ano é “Saúde é um direito de todos e um dever do Estado”. A primeira será ministrada pela enfermeira e sanitarista especializada em gestão pública de saúde e direito sanitário da Prefeitura de Guararema, Adriana Martins. Já a segunda terá como convidado o médico sanitarista Jorge Kayano, do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pesquisador do Instituto Pólis.

No sábado (11), das 8h às 17h, haverá a leitura e a aprovação pelos delegados das 480 propostas e diretrizes que atendem às necessidades de saúde da população, divididas nos seguintes eixos: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todas as pessoas. Os delegados que participarão da etapa estadual, que deve acontecer entre abril e maio, também serão eleitos nesse dia.

A conferência e suas etapas, promovidas pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Guarulhos, são espaços democráticos de debates coletivos que têm como objetivo ouvir os trabalhadores da área da saúde, gestores e prestadores de serviços, bem como a população em geral usuária do SUS, para discutir propostas deliberadas nas pré-conferências para a melhoria da saúde da cidade nos próximos anos.

Arte: Comunicação/PMG